Sábado é dia de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Sarampo
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 03 Agosto 2018 13:24
- Escrito por administrador
Nestesábado,4 de agosto, acontece o Dia D da Campanha Estadual de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Sarampo. Em São João da Boa Vista, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) estarão abertas das 8h às 17h.
Segundo o Departamento Municipal de Saúde, a população estimada para receber as doses da vacina é de 3.852 crianças com idades entre 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A meta é imunizar 95% do público alvo.
Nosábado, 18, está programado o Dia D Nacional. Na ocasião, as doses serão aplicadas no mesmo horário. "O objetivo é manter elevada a cobertura vacinal contra poliomielite no município, evitando a reintrodução da doença, bem como vacinar os menores de cinco anos, contra Sarampo e Rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país”, explica a chefe do Setor Municipal de Vigilância Epidemiológica, Ludimila Barros Zan.
A Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Sarampo termina no dia31 de agosto. Neste período, desegundaasexta-feira, as Unidades de Saúde permanecem abertas das 7h às 17h, para a aplicação da vacina. A recomendação é para que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação das crianças.
CASOS
O Ministério da Saúde atualizou naquarta-feira (01) as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no país. Atualmente, existem dois surtos de sarampo: em Roraima e Amazonas. No entanto, os surtos estão relacionados à importação. Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8), que foi identificado e que é o mesmo que circula na Venezuela. Até o dia01 de agosto, foram confirmados 742 casos de sarampo no Amazonas, sendo que 4.470 permanecem em investigação. O Estado de Roraima confirmou 280 casos da doença e 106 continuam em investigação.
PAIS E RESPONSÁVEIS
A Vacinação contra o Sarampo e a Pólio a responsabilidade não é exclusivamente do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais, dos profissionais ou dos médicos. Os pais e responsáveis pelas crianças são o elo mais importante porque eles é que devem zelar pelos pequeno e levá-los a um posto, pois somente com a cobertura vacinal elevada as doenças vão desaparecer. E é por isso que os filhos devem continuar sendo vacinandos.
A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.