Prefeito Vanderlei entrega oficialmente A Cidade das Artes e o Centro Dia do Idoso
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 23 Janeiro 2020 14:26
- Escrito por administrador
Obras são frutos de parceria Prefeitura/Governo Estadual
Na manhã do próximo domingo, dia 26, o Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho entrega oficialmente à população duas importantes obras que foram idealizadas e executadas na atual administração. A solenidade oficial de inauguração vai contar com a presença do vice Governador Rodrigo Garcia, atualmente no cargo de governador em exercício, uma vez que João Dória está ausente do país, participando do Fórum de Davos, na Suíça.
A primeira inauguração está marcada para às 10h00 na Cidade das Artes - Parque Urbano Municipal Espaço Jovem Osmar Garcia foi instalada no Bairro São Benedito, na antiga CEAGESP.
Na cerimônia, estão programadas as execuções dos Hinos Nacional e de São João, na interpretação da cantora Priscila Redher, acompanhada do músico Maurício.
O Projeto 1º Movimento, coordenado pelo maestro César Cunha, tem presença confirmada. Outra atração é uma exposição com 10 quadros produzidos pelo artista plástico Ronaldo Noronha.
Toda a estrutura dos galpões da antiga CEAGESP foram reformadas e adaptadas, e ocupam uma área de 4.296 m². As intervenções incluíram troca de telhados, restauração de portas e janelas, construção de banheiros acessíveis, depósitos e setor administrativo.
A execução do empreendimento contou com a liberação de recursos do Fundo de Interesses Difusos (FID) da Secretaria da Justiça e Cidadania, a partir da aprovação dos projetos apresentados por uma equipe nomeada pelo Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, com o objetivo de captar recursos públicos a fundo perdido.
Uma das novidades da Cidade das Artes é um novo teatro de 559, 00 m², com capacidade para 230 espectadores. Dedicado a espetáculos, shows musicais, palestras, entre outros eventos, a estrutura destaca palco, camarins, assentos confortáveis (serão instalados), coxia (lugar onde os artistas aguardam a entrada) e sala exclusiva para operação de som e iluminação.
Na Cidade das Artes já estão funcionando o Departamento de Cultura e a Biblioteca Municipal Jaçanã Altair. Em breve, será liberada a Sala de Múltiplo Uso para ensaios, repartimentos para exposições e o cinema para 70 lugares.
CENTRO DIA DO IDOSO
O segundo equipamento a ser entregue será o Centro Dia do Idoso que recebeu o nome do saudoso “Orlando Fanelli, que era muito conhecido por “Tetê” que dedicou sua vida em ajudar entidades que cuidam do idoso, como o Lar São José.
O Centro Dia do Idoso foi construído no Recanto das Águas, na Rua João Boaventura (próximo ao clube da Sabesp). Homenagens aos familiares de Teté, bem como exibições culturais estão previstas para marcar a data.
O Centro Dia do Idoso – CDI – é um serviço de assistência social de média complexidade que já está funcionando e tem capacidade para atender 50 pessoas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.
No prédio de 400 m², os idosos contam oficinas de artesanato, música, recreação e pintura, além de atividades físicas e sessões de fisioterapia. Banheiros adaptados, refeitório, aparelhos de pesagem, salas de convivência e enfermaria fazem parte da estrutura montada.
A proposta do serviço é atender idosos de ambos os sexos semi dependentes ou em situação de vulnerabilidade social, bem com apoiar famílias impossibilitadas de oferecer cuidados necessários que possam contribuir para autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida.