Dom09262021

Last update05:18:46 PM

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia PREFEITA TERESINHA RECEBE A ESTÁTUA DO “ZÉ” E FINALMENTE SERÁ COLOCADA EM LOCAL PÚBLICO

PREFEITA TERESINHA RECEBE A ESTÁTUA DO “ZÉ” E FINALMENTE SERÁ COLOCADA EM LOCAL PÚBLICO


A UNIFAE além de todo seu trabalho educacional na área de cursos de graduação universitária, tem também como foco, por ser uma instituição pública projetos sociais de atendimento à população local e regional. Durante a gestão do Reitor Francisco Arten, a autarquia municipal promoveu a oferta de bolsas de estudos para dar mais oportunidade ao jovem de conseguir uma graduação com qualidade. Esta foi uma das iniciativas, que acabou sendo ampliada também para jovens com aptidões esportivas. E assim surgiram equipes esportivas universitárias com alunos de várias áreas da graduação nas modalidades mais variadas, entre elas o basquete. Durante alguns anos a equipe de basquete da Unifae reinou absoluta nas disputas de campeonatos universitários, conquistando títulos regionais, estaduais e nacionais.

No decorrer destas jornadas esportivas universitárias, surgiu o cachorro “Zé”. Ele tinha família, mas durante os dias frequentava o campus da Unifae e foi ganhando o carinho de professores, alunos e funcionários. E num determinado momento o “Zé” resolveu ser mais um na equipe de basquete. Frequentava os treinos e jogos no CIC/Santo André, se tornou o mascote do time e ganhou mais admiradores: o do público que lotava o ginásio de jogos. Quando o Zé entrava na quadra era sempre muito festejado, e ao final dos jogos, era sempre um dos mais procurados, principalmente por crianças e jovens para fotos.

Mas o Zé morreu em janeiro de 2020. E ganhou como sepultura os jardins da Unifae, o local onde passou o maior tempos da sua vida,

A ESTÁTUA E O EXEMPLO

Com a morte do Zé, os alunos resolveram fazer uma estátua para sempre lembrar seu amor e dedicação a Unifae. E escolheram a artista Vânia Palomo para o trabalho. Vânia se dedicou, estudou o comportamento e as características físicas do Zé e executou o trabalho. Os alunos fizeram a tradicional “vaquinha” para arcar com os custos. E a estátua do Zé foi finalizada em bronze e com detalhes que bem lembram seu amor, dedicação e amizade pela Unifae e pelos seus alunos, professores e funcionários. O Zé ganhou inclusive a bola de basquete, esporte que ele amava, e uma flâmula no dorso, lembrando que ele sempre era o torcedor número 1 do time campeão de basquete.

Os alunos fizeram uma reunião com o Reitor Arten e ficou decidido que o Zé estátua seria colocado no local onde foi sepultado, no pátio da Unifae, e teria um local cercado, acessível ao público que assim teria oportunidade de visitar o memorial, tirar fotos, etc.

O Professor Lorette fez um projeto para o local onde o Zé estátua seria colocado. A Prefeitura Municipal, através do Departamento de Engenharia, na administração do ex-prefeito Vanderlei, não aprovou.

A ideia do memorial ao Zé surgiu com uma estória parecida de fidelidade de um cão a seu dono no Japão. Uma estória real que foi inclusive contada no filme “SEMPRE A SEU LADO”, cujo ator principal foi Richard Gere. A estória aconteceu no Japão e o cão esperava todo dia seu dono na estação do trem. Com a morte do seu dono, ele continuou esperando-o por mais de oito anos. No Japão o cão virou uma estátua pelo seu exemplo de fidelidade e amor, e ela foi instalada num dos locais mais conhecidos de Tóquio, o cruzamento Shibuya e é um ponto de visitação da população e turistas.

SEM TRÉGUA

Depois de mais de um ano da morte do Zé, da idéia da estátua, os atletas/estudantes da Unifae não desistiram de prestar esta homenagem. Os empecilhos das autoridades continuaram mesmo depois da saída do Professor Francisco Arten da Reitoria, e agora com uma nova administração municipal, o Zé pode finalmente ganhar seu memorial.

A prefeita Teresinha recebeu a estátua do mascote ‘Zé’, entregue pelo presidente da Atlética do Centro Universitário Unifae, João Felipe Amato, repassando à Prefeitura a missão de colocá-la em um local apropriado para a homenagem.

Segundo a assessoria da prefeita – “em breve, a estátua do ‘Zé’ será instalada na cidade, provavelmente nas proximidades do CIC e da Unifae”. E assim finalmente o trabalho da artista Vânia Palomo poderá ser apreciado e o Zé lembre lembrado.

(Fotos Vânia Palomo, Unifae, Prefeitura Municipal e internet do cão japonês)

A Unifae produziu no ano passado um vídeo sobre o Zé. Assista em

https://youtu.be/WvfmlDW-lyU