Seg12062021

Last update04:24:05 PM

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia DIA V da Campanha Estadual de Multivacinação

DIA V da Campanha Estadual de Multivacinação


Neste sábado (16), das 8 às 17h00, o Departamento de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realiza o Dia V da Campanha Estadual de Multivacinação para crianças de todas as faixas etárias e adolescentes até 15 anos de idade.

Os pais ou responsáveis devem levar os menores e jovens a uma das 12 Unidades de Saúde do município (exceto Jardim São Paulo), das 8 às 17h00, com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doença).

Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

COVID-19

 Para adolescentes entre 12 e 15 anos, que estão também sendo imunizados contra o Coronavírus, não será necessário intercalar as vacinas, sendo possível recebê-las concomitantemente.

Os profissionais estarão orientados a fazer triagem com identificação de paciente com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e falta de ar. Os que apresentarem apenas tosse ou coriza poderão receber a vacina, com a orientação para procurar um serviço de saúde. A mesma recomendação será dada aos que apresentarem febre ou mau estado geral e, neste caso, a aplicação da vacina precisará ser reprogramada até a recuperação do quadro clínico.

A aplicação da vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada para imunização contra a Covid-19. Neste caso, é preciso respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas a prevenção contra ambas as doenças.