São João
Live sobre a COVID-19
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- Publicado em Terça, 18 Agosto 2020 15:48
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Nesta quarta-feira, 19, a partir das 16h00, o Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial (ACE) realiza uma live com Heloísa Aparecida Trafani, diretora do Departamento de Saúde, e Ludimila Barros Zan, Chefe do Serviço de Epidemiologia. O evento terá transmissão pelo Facebook, na página da Associação Comercial (www.facebook.com.br/acesaojoao) e terá como pauta o estado atual da pandemia da Covid-19 em São João, além de informações sobre prevenção e também sobre o trabalho desenvolvido pelos departamentos locais de Saúde e Epidemiologia.
O Conselho da Mulher Empreendedora é mantido pela Associação Comercial e busca empoderar, conectar, inspirar e informar empreendedoras de São João da Boa Vista, favorecendo a troca de experiências, a expansão da rede de contatos e a aquisição de novos conhecimentos, auxiliando-as na evolução de seus negócios.
Live – “O Coronavírus em São João”
Data: Quarta-feira, dia 19/08
Horário: 16h
Onde assistir: www.facebook.com.br/acesaojoao
Poupatempo inicia a reabertura gradual de suas unidades. Em São João será no dia 10 de setembro
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- Publicado em Quinta, 13 Agosto 2020 13:26
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A partir da próxima quarta-feira (19/08), o Poupatempo inicia a reabertura gradual de unidades de atendimento do programa. Os agendamentos para quem precisa realizar serviços presenciais estará disponível no portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo (Poupatempo Digital) sempre um dia antes da reabertura dos postos.
Outra novidade é que a partir de agora o Poupatempo vai incorporar os atendimentos prestados pelo Detran.SP. Todas as cidades que têm postos do Poupatempo passarão a realizar serviços relacionados à CNH, veículos e infrações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo nas unidades do Poupatempo.
As datas de inicio dos atendimentos presenciais será nas cidades que estão nas fases 2 e 3 (laranja e amarela) do Plano São Paulo, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.
Pelo cronograma divulgado, o Poupatempo de São João será reaberto no dia 10 de setembro. Nesta mesma datar reabre também o posto do programa na cidade de Mogi Guaçu. O posto instalado em Aguaí será reaberto, segundo o cronograma divulgado, no dia 23 de setembro.
Essa primeira etapa de reabertura irá priorizar apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG, por exemplo. Atualmente, 70% dos serviços oferecidos pelo Detran.SP e 50% dos que são prestados pelo Poupatempo já estão disponíveis online. Mais de 200 serviços estão sendo digitalizados pelo Poupatempo.
Prefeitura instala galerias de águas pluviais no prolongamento da Avenida Isette
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- Publicado em Terça, 11 Agosto 2020 16:04
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A movimentação de caminhões e máquinas da Prefeitura de São João da Boa Vista no trecho de prolongamento da Avenida Isette Corrêa Fontão, imediações do campus da Unesp, tem sido intensa em razão do avanço das obras de construção do Spani Atacadista -- previsão de inauguração em outubro -- e Dom Hotel – em fase de terraplanagem.
As obras estão sendo executadas em 800 metros lineares da via pública por funcionários do Departamento de Obras e Serviços Públicos, com a colaboração de equipamentos da rede atacadista.
Os serviços incluem a instalação de tubos de concreto com as medidas de 270 metros (0,40 cm de diâmetro por 1,50 m de comprimento), 222 metros (0,60 cm por 1,50 metros), 450 metros (0,80 cm por 1,50 metros), 183 metros (1,00 m por 1,50) e 26 tampões de ferro fundido para assentamento nas caixas de captação de águas pluviais.
O cronograma elaborado pelo Departamento de Gestão e Planejamento Urbano consiste em terraplanagem, instalação de galerias, guias e sarjetas, pavimentação, sinalização de trânsito (sistema de retorno), calçadas, iluminação Led e arborização na pista de caminhada.
O prolongamento da Avenida Isette (com duas mãos de direção) vai permitir ao motorista que vier das regiões do Jardim Ipê e Parque dos Resedás, sentido bairro DER, a opção de seguir adiante sem a necessidade de acessar à Rodovia SP/342. Quanto a alça viária, as obras continuam dependendo de autorização do governo estadual.
As melhorias na via pública fazem parte da infraestrutura oferecida pela Prefeitura para os dois importantes empreendimentos que estão se instalando em São João, com a proposta de geração de empregos.
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Artigo científico de estudante da Unifeob é publicado em livro de anatomia
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- Publicado em Sexta, 07 Agosto 2020 16:00
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O trabalho já havia recebido menção honrosa em um congresso da Sociedade Brasileira de Anatomia
Ter seu trabalho publicado em um livro é um reconhecimento para poucas pessoas. Na Unifeob, a estudante Amanda Curcio de Lima, do curso de Medicina Veterinária, conseguiu. Ela contou com a ajuda da professora de Morfofisiologia, Celina Mançanares, que a orientou durante o processo. Todo o conteúdo está disponível on-line: o artigo científico “Estudo das características morfológicas do ducto arterioso em fetos bovinos” pode ser encontrado no capítulo 9 do livro “O Estudo da Anatomia Simples e Dinâmico”, da editora Atena, na página 58.
Amanda se diz honrada por ter contribuído com um capítulo de livro. “É um sentimento muito grande de conquista e dever cumprido, pois foi fruto de um trabalho árduo, muito produtivo e desenvolvido com seriedade”, conta. O convite para a publicação foi feito após apresentar o estudo em um seminário do XXVIII Congresso Brasileiro de Anatomia e XXXIX Congresso Chileno de Anatomia da Sociedade Brasileira de Anatomia, realizado em João Pessoa – PB em 2018, onde recebeu menção honrosa. “A sensação de poder disseminar o conhecimento não tem preço”, defende a estudante.
“É uma forma de transmitir o conhecimento de informações que servirão de base para outras pesquisas e complemento de material para aulas. Para os estudantes, é importante para melhorar o currículo e facilitar a entrada em programas de residência e mestrado, além de ampliar o conhecimento em várias vertentes”, afirma a professora. “E para o Centro Universitário é um reconhecimento de grande valia, pois enfatiza a qualidade da Unifeob na formação de profissionais capacitados”.
Produção do artigo
Tema de iniciação científica, a pesquisa foi desenvolvida por um ano. “Para a coleta de materiais de estudo, acompanhamos a rotina de um frigorífico da região”, relembra Celina. O material era levado ao Laboratório de Morfologia da Unifeob para ser dissecado e preparado para o processamento e confecção das lâminas histológicas. “A gente avaliava no microscópio para analisar alterações ocorridas na estrutura ao longo do desenvolvimento fetal”, explica.
Com os dados obtidos, Amanda produziu o relatório final e escreveu o artigo científico. “Adquiri uma experiência incrível e tive a oportunidade de trabalhar com diversas áreas da Medicina Veterinária. Analisar os dados e as imagens e comparar com a literatura existente exigiu muito cuidado”, relata. Ela destaca que a orientação foi indispensável. “A professora Celina foi minha orientadora desde o começo do curso, nossos encontros eram quase diários. Ela sempre me apoiou, incentivou e mostrou como aproveitar todas as oportunidades”.
Segundo as pesquisadoras, o estudo poderá auxiliar nas áreas clínica e cirúrgica por conter a análise de aspectos anátomo-topográficos do ducto arterioso desde sua formação até seu fechamento, além de fornecer conhecimento básico sobre aspectos morfofisiológicos capazes de ancorar o desenvolvimento de novos ramos de pesquisa acerca desta estrutura. “É uma contribuição científica muito relevante, aborda temas importantes e escassos da morfologia do ducto arterioso em bovinos”, ressalta a professora Celina.
Recursos para artistas através da Lei Aldir Blanc
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- Publicado em Quinta, 06 Agosto 2020 14:52
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A Secretaria de Cultura e Economia Criativa abriu prazo para recebimento de sugestões de chamadas públicas com utilização dos recursos que serão disponibilizados para o Estado de São Paulo por meio de Lei Federal que prevê ajuda emergencial ao setor cultural por conta dos impactos da pandemia do novo coronavírus. Para o Estado de São Paulo, estão previstos R$ 264,1 milhões, dos quais cerca de R$ 52 milhões serão destinados a chamadas públicas de apoio a projetos culturais, prêmios e aquisições de bens e serviços destinados “à manutenção de agentes, de espaços, de iniciativas, de cursos, de produções, de desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais, bem como à realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais”.
A Lei Aldir Blanc em São Paulo
Conhecida como Lei Aldir Blanc, a Lei Federal 14.17/20, é o primeiro mecanismo federativo de investimento em cultura. Dos R$ 3 bilhões previstos, 264,1 milhões serão destinados para o Estado de São Paulo e R$ 302,1 milhões para os municípios paulistas
Profissionais ligados ao setor artístico-cultural, incluindo entidades de São João da Boa Vista, podem participar de um cadastro voltado ao mapeamento cultural do município. A proposta é para que o interessado seja incentivado a elaborar projetos, editais e políticas públicas para ser beneficiado com recursos financeiros.
Os formulários para cadastramento estão disponíveis no site da Prefeitura de São João (www.saojoao.sp.gov.br) até 14 de agosto. Após essa data, o procedimento deve ser feito pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3636-4953 ou 3636-4872, até o dia 20 de agosto. Podem participar agentes culturais, grupos, coletivos e espaços culturais.
Na edição do Jornal Oficial de São João, de quarta-feira, 4 de agosto, foi publicado o Decreto nº 6.502, que institui no Departamento de Cultura a Ficha Cadastral ao Mapeamento Cultural do Município para os mais diversos segmentos culturais e artísticos.
“Os dois cadastros foram elaborados para mapear e diagnosticar os agentes culturais, espaços, grupos e coletivos de São João, além de iniciarmos o processo para estarmos aptos ao recebimento e, posteriormente, a aplicação dos recursos oriundos da Lei Federal (nº 14.017) Aldir Blanc de Auxílio Emergencial ao Setor Cultural, de 29 de junho de 2020”, explicou o assessor do diretor municipal de Cultura, Carlos Augusto Castilho.
Podem se inscrever trabalhadores de cultura, empresas do setor artístico-cultural e entidades com ou sem CNPJ, como pontos de cultura, territórios, coletividades, grupos, frentes, agremiações, conjuntos e espaços.
“O que sabemos até momento é que o Governo de São Paulo ficará responsável pelo pagamento do auxílio emergencial aos artistas e trabalhadores da cultura (através dos CPFs), a princípio em 3 parcelas de R$ 600 reais, e os municípios ficarão responsáveis pelo repasse dos recursos aos espaços culturais, grupos, coletivos, com ou sem CNPJ, em três parcelas de R$ 3 mil a 10 mil reais, dependendo da realidade e da necessidade de cada um deles”, explicou Castilho.
Como preencher
Na introdução de cada cadastro há uma apresentação a quem se destina e como ele deve ser preenchido. O processo consiste no preenchimento de formulários, dependendo da área.
O primeiro formulário, para Agente Cultural, é destinado a quem atua em segmentos artísticos e culturais como cadeia produtiva e formação nos espaços culturais, incluindo artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficineiros, professores de escolas de artes, entre outros.
O segundo formulário é direcionado a responsáveis por grupos, coletivos, espaços culturais e empresas do setor artístico-cultural. O preenchimento do formulário não garante o recebimento de benefícios previstos na referida Lei, pois os cadastros passarão por rigorosa avaliação.
O pagamento emergencial aos agentes culturais (Pessoas Físicas) não será de responsabilidade do Departamento de Cultura de São João. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo informou que utilizará todas as informações dos cadastros.
“A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo já informou que utilizará as informações dos cadastros (ou parte delas) para compor também o cadastro estadual e posteriormente o pagamento do auxílio a estes trabalhadores da cultura. Por isso, também, é de fundamental importância a abertura deste cadastro dos agentes culturais, além da questão do nosso mapeamento e banco de dados dos artistas locais”, finalizou o assessor.
Pedagogia UNIFAE realiza pesquisa para identificar demandas da Educação
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- Publicado em Segunda, 03 Agosto 2020 15:50
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O objetivo é entender o novo cenário e fornecer subsídios para a tomada de decisões
O curso de Pedagogia UNIFAE e o Departamento de Educação de São João da Boa Vista se uniram para realizar uma pesquisa com familiares dos estudantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é identificar a percepção dos mesmos sobre as atividades oferecidas de modo remoto, verificar qual a expectativa sobre um eventual retorno às atividades presenciais, bem como levantar outros aspectos inerentes ao período de confinamento social provocado pela pandemia da COVID-19.
O estudo será dirigido pelo Prof. Me. Marcus Alvarenga, coordenador do curso, e pela Profa. Me. Maria Luísa Cardoso Souza, responsável pela disciplina de “Estatística e indicadores da Educação”, que será ofertada no próximo semestre.
A pesquisa será realizada por meio de formulários virtuais e questionários impressos que serão entregues às famílias, juntamente com o material de estudos que recebem das escolas.
“Este projeto vem nos ajudar muito porque já era algo que tínhamos ideia de fazer.”, destaca Maria Helena Angelini Santana, diretora do Departamento de Educação de São João da Boa Vista. “A atual situação de pandemia exige que a gente redirecione nossas decisões dia a dia, então esta pesquisa vai nos permitir conhecer a opinião dos pais, saber quem concorda ou não com uma possível volta do filho à escola em setembro, como está prevendo o governo estadual. Também vamos ter dados importantes para avaliar a eficiência do ensino remoto e fazer as adequações necessárias. Recomendo que os outros municípios façam o mesmo, já que a UNIFAE está abrindo esta possibilidade a toda a região.”
Caberá aos estudantes de Pedagogia UNIFAE a construção de todo o processo de estudo e estatística da pesquisa, que resultará em importantes subsídios para nortear as decisões dos Departamentos de Educação quanto à conduta futura.
"Vivendo em tempos de transformação permanente, acredito que o papel social do estudante de Pedagogia é de fundamental importância, pois caberá a ele exercitar o papel fundamental de protagonista da Educação, tanto como professor engajado nas práticas em sala de aula como na realização da gestão escolar. Ouvir as famílias e colaborar com os municípios é uma das melhores maneiras de formar o educador do novo mundo.", enfatiza Marcus Alvarenga.
As cidades que tiverem interesse na realização deste estudo gratuito, podem entrar em contato com a coordenação do curso de Pedagogia UNIFAE, pelo WhatsApp (19) 99636-3097 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Delegacia Seccional entrega cobertores ao Fundo Social
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- Publicado em Sábado, 01 Agosto 2020 13:27
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Na tarde desta sexta-feira, 31 de julho, o Delegado Seccional Paulo Cezar Junqueira Hadich promoveu uma solenidade para entregar ao Fundo Social de Solidariedade de São João da Boa Vista, 679 cobertores que foram coletados com o trabalho dos policiais civis da cidade, e que agora serão distribuídos à famílias de baixa renda cadas tradas na Prefeitura Municipal. O ato de entrega das doações reuniu, além do Delegado Seccional, funcionários da Polícia Civil, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Solange de Camargo Carvalho e a diretora de Assistência Social Eliane Buciman de Lima Rossi.
“O inverno é uma estação que a pessoa necessitada sente na pele. Quero agradecer a Seccional porque desde que assumi o Fundo como presidente sempre houve essa parceria. Esse ano, por causa da pandemia do coronavírus, a gente fez somente essa campanha de arrecadação cobertores”, disse a primeira-dama Solange.
O delegado Paulo Cezar Junqueira Hadich está deixando a chefia regional da Polícia Civil, transferido para Rio Claro. A partir de segunda-feira, 3 de agosto, assume o comando da Seccional o delegado Luís Carlos Duarte.
“Foi uma experiência maravilhosa. Vim com a missão de voltar a polícia civil para investigação e conseguimos fazer esse trabalho em todas as cidades da sub-região. A produtividade melhorou bastante. Esperamos que o delegado Duarte dê continuidade ao trabalho. Quero agradecer a todo apoio que recebi.”
Motorista do Rápido Sumaré fazem curso sobre Covid-19
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- Publicado em Sexta, 31 Julho 2020 14:32
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Motoristas que atuam no transporte urbano de São João da Boa Vista receberam os certificados do curso on-line com o tema: “Covid-19 - Proteja seus Passageiros”. O curso teve carga horária de quatro horas e foi ministrado para todos os motoristas da Rápido Sumaré, concessionária que atua no transporte urbano do município e que faz parte do Grupo Belarmino.
O curso à distância abordou quais os procedimentos para o atendimento seguro dos clientes do transporte coletivo de passageiros e também como os motoristas devem se proteger da Covid-19. As aulas foram organizadas pelo Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Social de Aprendizagem do Transporte).
A empresa organizou as inscrições dos funcionários, que contaram com toda a orientação do Sest/Senat para o acesso às aulas, que puderam ser acompanhadas por meio de computadores ou telefones celulares.
Ações contra a Covid-19
As empresas do Grupo Belarmino, ao longo da crise do novo coronavírus, implantaram diversas medidas como forma de proteção aos funcionários e também aos Clientes do transporte coletivo, contra a Covid-19, como o uso de máscaras, as quais foram confeccionadas por funcionários das diversas garagens do grupo, dentro dos setores de tapeçaria.
O grupo também intensificou a higienização dos veículos, ministrou palestras sobre a Covid-19 para os funcionários, colocou informativos internos e dentro de todos os veículos da frota e distribuiu álcool gel 70% aos colaboradores.
“As medidas até o momento surtiram efeito, pois nenhum dos nossos funcionários contraiu a covid-19”, ressalta Paulo Barddal, diretor de Comunicação da empresa.
Teresinha Pedrosa esclarece condenação do Tribunal Eleitoral
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- Publicado em Quinta, 30 Julho 2020 16:34
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A ex-vereadora Teresinha Pedrosa, pré candidata a prefeita nas eleições deste ano, publicou em sua rede social um esclarecimento sobre uma condenação que sofreu da Justiça Eleitoral, referente à prestação de contas nas eleições de 2018 quando foi candidata a deputada. No texto Teresinha lamenta que a decisão do Tribunal Eleitoral esteja sendo usada por seus opositores para divulgar “mentiras, fake news e fazendo de tudo para tentarem me calar ou fazer com que eu desista de meu objetivo. Jamais me submeti a este tipo de pressão e afirmo que NUNCA ME FARÃO DESISTIR!”
Teresinha no texto também confirma a decisão da Justiça Eleitoral, e explica que houve falhas contábeis no lançamento das informações no Sistema de Prestação de Contas, e por isso recebeu uma multa. E divulga que ingressou com pedido de parcelamento do valor e aguarda manifestação da Advocacia-Geral da União para que o juiz defira o pedido.
O PROCESSO
A questão principal foi a Prestação de Contas relativas a Campanha Eleitoral de 2018, sobre omissões entre as informações constantes da prestação de contas e as constantes da base de dados da Justiça Eleitoral; gastos eleitorais irregulares pagos com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário. A prestação de contas da então candidata foi desaprovada por unanimidade e determinou o recolhimento de uma multa no valor de R$ 58.000,00.
O julgamento teve a participação dos Desembargadores Carlos Eduardo Cauduro Padin (Presidente), WaldirSebastião de Nuevo Campos Junior e Nelton Agnaldo Moraes dos Santos; e dos Juízes José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, Marcus Elidius Michelli de Almeida, Mauricio Fiorito e Afonso Celso da Silva.
O relator do processo, Dr.Mauricio Fiorito em seu relatório ressalta que a então candidatadeixou “transcorrer in albis o prazo para manifestação acerca das diligências requeridas” e apontou o que considerou irregular na prestação de contas do fornecedor Facebook Serviços Online do Brasil Ltda: apuradas divergências entre as informações relativas às despesas com impulsionamento de conteúdo na internet constantes da prestação de contas, no valor total de R$ 10.000,00, e aquelas constantes da base de dados da Justiça Eleitoral, registradas no valor total de R$ 5.000,00, cuja diferença soma o total de R$ 5.000,00;
O relator fez ainda outros três apontamentos que considerou irregulares na prestação de contas dos fornecedores:
- M Araujo Pinto Soluções Inteligentes ME no valor de R$ 7.000.00 pagos com recursos do Fundo Partidário);
Telão Publicidade Ltda no valor de R$ 31,000,00; e M Araujo Pinto Soluções Inteligentes no valor de R$ 15.000,00 pagos com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.
No caso destas duas empresas, o relator frisou que a prestadora deixou de apresentar os respectivos contratos de prestação de serviço.
PRÉ CANDIDATA
Apesar desta condenação ao pagamento do valor de R$ 58;000,00, Terezinha continua pré-candidata a Prefeita de São João nas eleições deste ano, e este fato não a impede de postular o cargo eletivo. Para tanto, precisar quitar ou parcelar o pagamento do valor antes de registrar sua candidatura. No post que fez na sua rede social, ela explica este fato – “Independente disso, o prazo para regularização deste débito encerrará no dia 26 de setembro, prazo mais do que suficiente para a resolução da questão. Importante destacar que a multa aplicada nada tem a ver com recursos não contabilizados (caixa 2), ou qualquer relação com atos de corrupção. Limita-se, tão somente, a uma falha contábil (comum, por vezes) que será superada com o pagamento da multa. Teresinha, portanto, não enfrenta nenhuma outra restrição que lhe impeça de participar das eleições de 2020."
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