Seg07282025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home Brasil Caminhoneiros bloqueiam estradas em greve contra aumento do Diesel

Brasil

Caminhoneiros bloqueiam estradas em greve contra aumento do Diesel

Felipe Rau/Estadão

Pelo menos 17 estados registram paralisação de caminhoneiros nesta segunda-feira (21) contra a política de reajuste do diesel. Agreveé organizada pela Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros). Já foram registradas manifestações em 17 estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Ceará, Paraíba, Tocantins, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Bahia. A paralisação atingiu também a região de Americana, na rodovia Anhanguera e de Paulínia, na rodovia Zeferino Vaz (SP 332).

Em razão dos reajustes diários no diesel, os caminhoneiros autônomos dizem estar trabalhando no limite. Nos últimos 12 meses, o diesel subiu 16% no posto. O aumento é resultado da nova política de preços da Petrobras, que repassa para os combustíveis a variação da cotação do petróleo no mercado internacional, para cima ou para baixo. A reivindicação dos caminhoneiros é apoiada pelos donos de postos de combustíveis, que dizem estar perdendo margens com os aumentos de preços. Segundo o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, o setor vai sugerir ao governo a redução dos impostos sobre os combustíveis e também que a Petrobras faça o reajuste em intervalos maiores.
Desde 3 de julho do ano passado, quando o novo método de reajustes foi adotado, o preço do diesel comercializado nas refinarias subiu 57,78%.

A última vez que os caminhoneiros promoveram protestos nacionais foi no início de 2015 quando exigiram redução nos custos com combustível, pedágio e tabelamento de fretes.