Ter07292025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home Brasil Marco Aurélio manda soltar condenados em 2ª instância, em decisão que pode libertar Lula

Brasil

Marco Aurélio manda soltar condenados em 2ª instância, em decisão que pode libertar Lula

(STG/Divulgação)

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar às 14h00 desta quarta-feira para libertar os condenados em segunda instância que ainda têm recurso pendente de julgamento. A decisão pode afetar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso depois de condenado na Lava-Jato pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4) da 4ª Região. Como a liminar - pedida pelo PCdoB - foi concedida no último dia de funcionamento do STF antes do recesso, sem tempo de levar o caso ao plenário.

A decisão não é de cumprimento automático. Cabe a cada juiz responsável pela execução penal libertar os presos sob sua tutela que estejam nessa situação. Na liminar, Marco Aurélio esclarece que, como exceção, devem continuar presos pessoas enquadradas no artigo 312 do Código de Processo Penal, que trata da prisão preventiva. Pela regra, "a prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria".Na decisão, Marco Aurélio reclamou de ter liberado o processo há meses, sem que o presidente do STF tenha incluído o assunto na pauta de 2018. “Ao tomar posse neste tribunal, há 28 anos, jurei cumprir a Constituição Federal, observar as leis do País, e não a me curvar a pronunciamento que, diga-se, não tem efeito vinculante. De qualquer forma, está-se no Supremo, última trincheira da cidadania, se é que continua sendo”, escreveu.

LULA

A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, usou o Twitter nesta quarta-feira (19) para afirmar que o PT já solicitou o alvará de soltura do ex-presidente Lula. “Acabamos de peticionar a solicitação do alvará de soltura para Lula. Abrimos mão do exame de corpo de delito #LulaLivre HOJE,” escreveu Gleisi na rede social.