Ter07292025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home Brasil Presidente autoriza investigação sobre esquema de candidaturas laranja

Brasil

Presidente autoriza investigação sobre esquema de candidaturas laranja


Em entrevista à TV Record, o Presidente Jair Bolsonaro reconheceu a possibilidade de demissão do Ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno (PSL), envolvido em esquema de candidaturas laranja e em desvio de verba partidária dentro do PSL. Bolsonaro disse que determinou a Polícia Federal a abertura de investigação contra Bebianno para apurar qualquer caso de crme contra corrupção e lavagem de dinheiro.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulorelembra que "a revelação do esquema de candidaturas laranjas do PSL (...) provocou uma crise no governo de Jair Bolsonaro, alavancada pelo ataque nesta quarta do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, a Bebianno. Carlos disse em rede social que o ministro mentiu ao afirmar que havia conversado três vezes com Bolsonaro —numa tentativa de negar a informação de que seria alvo de desgaste. Mais tarde, Carlos divulgou um áudio no qual o presidente da República se recusa a conversar com Bebianno: 'Gustavo, está complicado eu conversar ainda, então não vou falar com ninguém, a não ser o estritamente essencial'."

A matéria ainda destaca que "o próprio presidente endossou o ataque do filho ao ministro à noite, quando compartilhou a postagem. Na entrevista à Record, Bolsonaro também negou ter debatido com Bebianno. 'Em nenhum momento conversei com ele'."

Pressionado por todos os lados, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno diz que não vai pedir demissão do cargo: "não tenho essa intenção porque não fiz nada de errado. Meu trabalho continua sendo em benefício do Brasil. O presidente, se entender que eu não deva mais continuar, ele certamente vai me comunicar", disse em entrevista à GloboNews. Ele ainda afirmou: "da minha parte tudo foi feito com honestidade, correção e vamos esperar para ver o que acontece."

A reportagem do jornal Folha de S. Paulodestaca que "a revelação do esquema de candidaturas laranjas do PSL pela Folha provocou uma crise no governo de Jair Bolsonaro, alavancada pelo ataque nesta quarta do vereador Carlos Bolsonaro a Bebianno —com o qual já teve embates anteriores."