Qua07302025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home Brasil Plenário do Senado aprova criação do Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa Idosa

Brasil

Plenário do Senado aprova criação do Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa Idosa


Antonio Anastasia (à direita, ao lado de Wellington Fagundes) preside a sessão em que o cadastro foi aprovado (foto Jefferson Rudy/Agência Senado)

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (15) o projeto de lei que cria o Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa Idosa, com informações para caracterização socioeconômica deste grupo da população. O projeto segue para sanção presidencial.

O projeto acrescenta dispositivos ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) para permitir a coleta, processamento e sistematização de informações, inclusive georreferenciadas, que permitam a identificação da população idosa do país. O objetivo é usar as estatísticas para elaborar diagnósticos sobre quais dificuldades eles enfrentam para exercer plenamente seus direitos.

O texto aprovado trouxe uma emenda da relatora, senadora Rose de Freitas (Pode-ES), que permite que estados e municípios administrem esse banco de dados. Originalmente, essa atribuição seria apenas do governo federal. O Plenário entendeu que essa modificação não altera o mérito do projeto e, portanto, ele não precisa voltar para a Câmara dos Deputados, de onde veio. (informações Agência Senado)