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Movimento Lei do Minuto Seguinte ganha 3 leões no Festival de Publicidade de Cannes

O movimento Lei do Minuto Seguinte criado para o Ministério Público Federal (MPF), com coordenação da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), ganhou três leões de bronze no Festival de Cannes, a mais importante premiação mundial do segmento publicitário.

A campanha, criada pela agência Y&R para dar publicidade a Lei 12.845/13, que garante o atendimento imediato, emergencial e integral às vítimas, em todos os hospitais integrantes da rede do SUS, foi premiada nas seguintes categorias:

  • Glass -  The Lion for Change:uma das categorias mais importantes do festival, como o próprio nome já diz, prega uma mudança, premiando trabalhos que abordem implícita ou explicitamente questões de desigualdade ou preconceito, por meio da representação consciente do gênero na publicidade.
  • Sustainable Development Goals: prêmio para iniciativas de comunicação que tragam soluções ou impactem positivamente o mundo. 
  • Health & Wellness: categoria que celebra a criatividade voltada à saúde e ao bem-estar da população, através da educação e conscientização.

Segundo Gal Barradas, ex vice-presidente da Abap, que participou de toda a concepção e produção da campanha Lei do Minuto Seguinte, vencer o Glass Lion é de suma importância. O prêmio, que está na sua 5ª edição, destaca iniciativas que vão fundo em questões visíveis na sociedade, e buscam se converter em soluções de impacto perenes ou, no mínimo, notórias. Em 2019, o Glass teve 23 finalistas e apenas 8 vencedores, sendo a Lei do Minuto Seguinte o único representante do Brasil.

O MOVIMENTO

Resultado de um inquérito civil que a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (órgão do MPF em São Paulo) conduz desde 2016 para investigar as deficiências do atendimento na rede pública de saúde em casos de violência sexual e lançada em novembro de 2018, a campanha Lei do Minuto Seguinte foi feita a partir de ações voluntárias - agência, fotógrafos, cinegrafistas, personagens, mídia, influenciadores – com foco na informação e na conscientização pública. Foram mais de 100 pessoas trabalhando diretamente e mais de 50 veículos apoiando.

Além de esclarecer e orientar as vítimas de violência sexual, o movimento também deu espaço para que estas possam denunciar o descumprimento da lei. O site leidominutoseguinte.mpf.mp.br, além de informações sobre a legislação e as peças da campanha, conta com espaço exclusivo para que sejam relatadas recusas de atendimento, falta de medicamento obrigatório, ou outras supressões aos direitos previstos na lei.