Ter08052025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home Cidades Escritores na FLIPOÇOS 2018

Cidades

Escritores na FLIPOÇOS 2018

 

Na foto (da esquerda para a direita: Ezio Frezza Filho, Marcio Dias, Maria Nicolau, Sirlei Ramos, Edilene Misael de Carvalho Perboni e Antonelli de Alvim Braga

Por Maria Nicolau -Doutoranda na UNIVÁS (Universidade do Vale do Sapucaí), orientanda da professora Dra. Maria Onice Payer. Bolsista da FAPEMIG.

Nesse evento maravilhoso está a grande perspectiva de escritores residentes em Poços de Caldas, que expõem suas obras. É um festival literário que ocorre todo ano e que destaca a gama de possibilidades de enriquecer a cidade, onde Gisele Corrêa Ferreira, diretora do GSC Eventos Especiais Ltda. juntamente com a coordenação de Maíra Carvalho estão sempre poetizando a vida dos cidadãos.

A vida literária, sem dúvida, que aqui as pessoas respiram é assinalada por escritores de todos os cantos do Brasil, que trazem em suas obras o seu suor poético.

É com muita satisfação que compartilho esse momento no estande dos “Escritores Poços Caldenses”, onde permanecemos todo o tempo durante o evento no qual nos saímos muito bem com o público presente, dando de presente a nossa sensibilidade da palavra escrita.

O autor Ezio Frezza Filho traz em seu romance policial envolto pelas brumas da cidade de águas minerais, cativando o leitor a seguir uma leitura com referências a personagens políticos que nos direciona a um recorte dos tempos da ditadura militar.

Marcio Dias atua como advogado criminalista e membro da Academia de Letras Aguaiana (Aguaí, SP). Destaco uma de suas obras, “Prosa, Café e Riso”, uma coletânea de contos curtos voltados para o humor.

Sobressai-se a primeira obra que relata a liderança petebista na cidade de São João da Boa Vista e na região realizada por Miguel Jorge Nicolau nos anos 1950, escrita por uma historiadora. Ele com a pecha de comunista foi delatado no DEOPS/SP por um dos agentes, Luiz Banho de Andrade, um udenista desta cidade. O teor preconceituoso sobre Elza Estevez, dizendo que ela vivia amasiada com Miguel, no trecho a seguir deste documento: “reside nesta capital [São Paulo] no Grã Pará Hotel, no apto. 81, e sabe por um elemento pertencente ao partido integralista, que a mesma também é fichada como comunista”.

Sirlei Ramos é professora, técnica em meio ambiente e trabalha com educação inclusiva, publicou dentre outras obras, um livro educativo ambiental muito encantador, de aventura e ficção.

Edilene Perboni, Analista Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, assinala em sua obra a partir das noções foucaultianas de Governamentalidade, dos sujeitos que emergem da análise de politicas de avaliação sistêmica brasileira da alfabetização.

Nas palavras de Antonelli de Alvim Braga, Psicólogo terapeuta e professor, enfatiza a “visão de alma que o homem teve ao longo da historia, como forma de compreender a multiplicidade de abordagens da Psicologia atual”. Uma obra de cunho científico, pois se trata de uma revisão bibliográfica.

Por fim, quero expressar que o sentimento de admiração por mim assinalado, contagia o público de forma memorial.