Cidades
Estação das Artes – obras estão sendo finalizadas
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 28 Junho 2018 10:54
- Escrito por administrador
A velha Estação Ferroviária lá no conhecido Largo da Estação há meses vem recebendo obras de restauração e sendo preparada para se tornar a Estação das Artes. Por fora a estrutura do prédio foi mantida, mas seu interior sofreu adaptações para se tornar um local de arte e cultura – uma verdadeira Estação das Artes. A obra é uma iniciativa do Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho que em seu primeiro mandato criou um departamento de projetos para conseguir verbas a fundo perdido para recuperação e transformação de prédios antigos que tivessem um outro destino para oferecer à população eventos e cursos gratuitos na área cultural.
E assim três projetos de iniciativa do Prefeito Vanderlei foram contemplados com verbas do FID – Fundo de Interesses Difusos – da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. São mais de 10 milhões que estão sendo empregados nos prédios e espaços da antiga CEAGESP no Bairro do São Benedito, São João Mais Verde e a Estação das Artes.
Em fase final de obras, a Estação das Artes passa esta semana por serviços de limpeza. Segundo a engenheira responsável pelo projeto, Dulcyneia Paiva, com a reforma, a Estação das Artes acumulou grande quantidade de poeira nas partes interna e externa, e diante desta situação houve a necessidade de execução da limpeza. A atividade contou com o auxílio de um caminhão pipa fornecido pelo Departamento Municipal de Serviços, Obras e Infraestrutura.
“A recuperação deste prédio, além de preservar um importante bem histórico da cidade, busca dar acesso à cultura para a população”, disse Dulcyneia.
A Estação das Artes no Largo da Estação não tem mudanças na parte externa, pois preservação do prédio histórico é muito importante. As dependências internas do prédio histórico reúnem miniteatro (com capacidade para 210 lugares), salas para oficinas e aulas de música, além dos Departamentos de Cultura e Turismo, Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme e Academia de Letras.
“A recuperação deste prédio, além de preservar um importante bem histórico da cidade, busca dar acesso à cultura para a população”, disse Dulcyneia.