Seg08042025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home Cidades Oficina Ecobrinquedos para alunos da rede municipal

Cidades

Oficina Ecobrinquedos para alunos da rede municipal

A Prefeitura Municipal de Águas da Prata, por meio do convenio firmado junto a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, realizou a oficina “ECOBRINQUEDOS”, com os alunos do 4° ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Aurea Soares.

A aula de preservação foi desenvolvida no espaço da Estação Ferroviária e aconteceu em comemoração aos 66 anos da área verde mais importante da cidade e uma das mais significativas da região. A reserva estadual de Águas da Prata foi inaugurada no dia04 de agostode 1952 e até pouco tempo era conhecida como “Bosque de Águas da Prata”.

BRINCANDO DE APRENDER

A atividade lúdica ensinou os alunos a construir seus próprios brinquedos com materiais recicláveis. O objetivo foi mostrar que esses materiais além de serem fonte de renda para diversas famílias, podem se transformar em diversos objetos interessantes e úteis.  A atividade ainda contribuiu para a construção e percepção de valores sobre a temática ambiental, os quais são fundamentais para a formação de cidadãos ecologicamente conscientes.

A oficina de ECOBRINQUEDOS contou com apoio da Fundação Florestal que disponibilizou três monitores do Parque Estadual Jaraguá (Maurício Ferreira de Brito, Raquel Cuozzo e Joelma Cerqueira dos Santos) além da presença do Gestor da APA Parque e Fazenda do Carmo e Florestal Estadual de Guarulhos, Gustavo Feliciano Alexandre.

PARQUE ESTADUAL

No dia 4 de agosto de 1952 foi instituía a Reserva Estadual de Águas da Prata, com o objetivo de desenvolver a Estância Hidromineral, conservar e proteger a vegetação nativa e as fontes hidrominerais.  Em05 de junhode 2018, o Decreto 63.454 instituiu o Parque Estadual Águas da Prata. Assim, a antiga reserva passou a fazer parte de uma das categorias de Unidade de Conservação da Natureza previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação. O Parque com sua excepcional beleza tem como finalidade a preservação dos recursos naturais, impulso ao turismo, a recreação e a educação ambiental. 

A Unidade de Conservação - UC - abriga remanescente em estágio avançado de regeneração do Bioma Mata Atlântica, com amostras de Jequitibás, Perobas, Palmito Jussara e outras espécies em extinção, de grande valor científico, cultural e paisagístico. A Fauna ali encontra condições ideais de vida silvestre, que constituiu uma área notável na conservação da biodiversidade. A UC possui ainda duas fontes de águas minerais: a Fonte Vilella e a Fonte do Padre.