Cidades
Evento Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 10 Dezembro 2018 15:53
- Escrito por administrador
Participantes fizeram uma aula prática na Estação das Artes
São João sediou um evento regional, na Estação das Artes, promovido pelo Departamento Regional de Saúde – DRS 14, para demonstrar aos municípios participantes Práticas Integrativas eComplementares em Saúde que vão ser disponibilizadas no atendimento de saúde da rede pública, o SUS. A apresentação em São João sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, foi na modalidade Lian Gong.No evento os representantes da saúde da região, tiveram contato com diversas explanações sobre as práticas integrativas e complementares emsaúde, sua importância, bem como uma aula aberta de Lian Gong, que tem o objetivo de prevenir e tratar as dores no corpo erestaurar a movimentação natural, melhorando os problemas
osteomusculares e nas articulações. Ajudam na circulação do sangue, enas inflamações dos tendões e melhora a vitalidade do organismo.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cláudia Bernardes,o evento resumiu a ideia dos projetos da implantação do Lian Gong nosmunicípios.
Em São João da Boa Vista, a Prefeitura implantará a iniciativa a partir de 2019,
CAPACITAÇÃO
Junto à apresentação, o Departamento Regional de Saúde (DRS 14), entregou certificados para 40 profissionais da área, definidos como multiplicadores, de 16 municípios da região. Nos últimos três meses, eles participaram de um curso ministrado, em todas as quintas-feiras, no auditório do Departamento Municipal de Saúde. Ao todo, foram realizados 13 encontros, que totalizaram 100 horas de aprendizado. O curso capacitou 6 profissionais da rede pública municipal de São João. A partir de agora, eles têm a incumbência de divulgar a técnica e formar novos multiplicadores.
INSTRUTOR
O projeto de ginástica terapêutica busca ampliar as medicinas tradicionais homeopáticas e práticas integrativas em saúde. Composto de 3 partes, com 54 exercícios, o Lian Gong ajuda a melhorar a circulação do sangue, dissolve aderências e inflamações de tendões, ombros e pernas, por exemplo. Um dos instrutores do curso, o fisioterapeuta Alexandre Antonio Felix explicou que a formação básica do Lian Gong envolve todo um histórico da medicina chinesa. “Tem também o conhecimento técnico em fisiologia e anatomia”. É uma integração cientificamente comprovada com ótimos resultados”, garante Felix.
SIGNIFICADO
De origem chinesa, Lian Gong representa persistir para que o corpo fique forte e saudável. A ginástica terapêutica foi criada e desenvolvida, em 1974, em Shangai (China), pelo médico ortopedista Dr. Zhuan Yuen Ming.