Sab08022025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home Cidades Rede Lucy Montoro de Mogi Mirim traz dados alarmantes sobre acidentes de trânsito

Cidades

Rede Lucy Montoro de Mogi Mirim traz dados alarmantes sobre acidentes de trânsito

São João da Boa Vista faz parte desta estatística

No mês em que o Movimento Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Mogi Mirim alerta que em 2018, 50% das vítimas de acidente de trânsito atendidas na unidade eram motociclistas. Do total de vítimas, 90% são homens com média de 29 anos; 50% das vítimas sofreram lesão encefálica e 38% amputação.

Segundo a diretora e médica fisiatra do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Mogi Mirim, Julia Assis Cardoso de Sá, as vítimas de acidentes de trânsito passam por um longo processo de reabilitação e podemtersequelas para a vida toda. “As consequências não são apenas para o acidentado. Muitas vezes, a deficiência severa pede que alguém da família se dedique à vítima por tempo integral”, completa a especialista.


          O Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Mogi Mirim, localizado na Rua Pedro Simoso, 249, bairro Saúde, atende os municípios dos Departamentos Regionais de Saúde de São João da Boa Vista e de Piracicaba. A unidade atende casos de lesões medulares, amputações e má-formação, lesões encefálicas do adulto (LEA), traumatismo craniano e acidente vascular encefálico, paralisia cerebral e dor incapacitante. Os interessados em receber tratamento devem ser encaminhados pelo serviço médico de uma unidade pública de saúde.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro é a primeira instituição brasileira a conquistar a acreditação da Commission on Accredition of Rehabilitation Facilities (CARF). Criada em 2008, a rede conta atualmente com 19 unidades em funcionamento que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês. Referência em reabilitação para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes, o atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.