Cidades
IMS de Poços de Caldas recebe exposição fotográfica de Mauro Restiffe
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 14 Agosto 2019 13:48
- Escrito por administrador
“São Paulo, fora de alcance”, exposição de fotografias de Mauro Restiffe, é destaque no Instituto Moreira Salles (IMS) de Poços de Caldas, a partir da abertura neste sábado, dia 17 de agosto. Na ocasião da abertura da exposição ocorre uma visita guiada com o fotógrafo Mauro Restiffe e o curador, Thyago Nogueira. A entrada é gratuita.
Mauro Restiffenasceu em São José do Rio Pardo, mas viveu grande parte de sua juventude em São João da Boa Vista, onde ainda residem seus pais e irmãos. Filho do ex- Juiz da Comarca, Dr. Lauro de Paiva Restiffe, formou-se em cinema pela FAAP, e estudou fotografia no International Center of Photography e na New York University. Suas obras foram expostas, entre outros lugares, no MAC-SP (2011) e na 27ª Bienal de São Paulo. Seu trabalho faz parte de coleções importantes, como as da Tate Modern, do MoMA de São Francisco, de Inhotim e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi indicado ao prêmio BES-Photo de 2011 e, em 2013, foi premiado pela Fundação Conrado Wessel.
Thyago Nogueira, o curador da exposição,é coordenador da área de fotografia contemporânea do IMS e editor da revista ZUM.
A EXPOSIÇÂO
Em 2012, a convite da revista ZUM, o fotógrafo paulista Mauro Restiffe fotografou o bairro da Luz, região que abriga a famosa Cracolândia e que passava por controversa intervenção municipal e estadual. Em 2013, Restiffe foi convidado a estender o trabalho e registrar a transformação da cidade no período que antecedeu a realização da Copa do Mundo. A exposiçãoSão Paulo, fora de alcance, que abre dia 17 de agosto de 2019 no IMS Poços, é o resultado de muitas caminhadas diárias que o fotógrafo realizou durante cerca de três meses em bairros centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera. Conhecido pelas séries fotográficas que desenvolve em torno de questões urbanas de relevância histórica, política e arquitetônica, Restiffe produziu centenas de fotografias com a câmera Leica e o filme preto e branco de alta sensibilidade que fazem parte sua poética artística.
As obras escolhidas para a exposição apresentam a cidade, o espaço urbano e seus habitantes. Longe de cartões-postais, as fotografias atualizam o repertório visual de São Paulo ao olhar para espaços públicos e construções importantes como o Itaquerão, a praça do Relógio, o Templo de Salomão, a praça Roosevelt, o vão livre do Masp e o Museu do Ipiranga.
CATALOGO
Catálogo da exposição com texto do curador Thyago Nogueira e fotografias do paulista Mauro Restiffe, reúne 50 imagens da cidade de São Paulo. São 112 páginas, formato 29 x 22 cm. Preço: R$ 89,90
HORÁRIO
A exposição São Paulo, fora de alcance pode ser visitada no IMS Poços de Caldas (Rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados) de terça a domingo e feriados, das 13 às 19h00.
Entrada gratuita