Cidades
Cidade das Artes entra na reta final das obras na antiga CEAGESP
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 11 Outubro 2019 15:54
- Escrito por administrador
As obras que estão sendo realizadas na antiga CEAGESP estão em fase final, e dentro de pouco tempo a Prefeitura de São João da Boa Vista vai entregar à população o Parque Urbano Municipal Espaço Jovem Osmar Garcia. Os prédios antigos do local e a tulha, no Bairro do São Benedito, foram reformados e estão dando lugar a um espaço de múltiplo uso e moderno. Visitar a obra é encontrar muitas surpresas boas e ter a dimensão do que tudo ali se modificou para oferecer à população uma série de atividades educacionais e culturais. A obra foi uma iniciativa do Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho que em seu primeiro mandato eletivo, criou um grupo de trabalhos para estudar a viabilidade de projetos inovadores, e assim buscar verbas públicas para sua concretização.
Destes estudos, três projetos foram analisados e aprovados pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo que utiliza dinheiro do FID – Fundo de Interesses Difusos – para obras em todo o Estado com a finalidade de financiar projetos destinados ao ressarcimento, à coletividade, dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. O dinheiro disponível no FID é oriundo do pagamento de condenações em ações civis públicas e de multas aplicadas por descumprimento de termos de ajustamento de conduta em ações judiciais.
Um dos projetos aprovados pelo grupo de trabalho formado pelo Prefeito Vanderlei foi o São João + Verde. O outro a cidade já utiliza e usufrui que é a Estação das Artes Beto Simões. A Estação Ferroviária de São João da Boa Vista foi totalmente reformada mantendo a fachada e o prédio histórico, mas o seu interior foi transformado num Centro Cultural que abriga desde Salas de Música onde jovens, crianças e adultos tem aulas de iniciação em vários instrumentos, um Espaço para Exposições Culturais, até um Anfiteatro para apresentações teatrais, de dança e outras vertentes culturais. Tudo com poltronas para acomodar o público, ar condicionado, e moderno sistema de iluminação.
O terceiro projeto aprovado e que está sendo financiado pelo FID, é a revitalização da antiga CEAGESP.
Importante também é lembrar que todo dinheiro do FID é a fundo perdido, sem custos ao erário municipal.
CINEMA E TEATRO
Uma das novidades desta obra no Parque Urbano Municipal Espaço Jovem Osmar Garcia está sendo instalado na antilha tulha da Geagesp: um teatro e um cinema.
O moderno Teatro Cidade das Artes tem capacidade para 230 espectadores. E além do teatro, a estrutura da obra, engloba um cinema para 70 pessoas.
Dedicado a apresentações de espetáculos, shows musicais, palestras, entre outros eventos, o novo teatro é o espaço na área do conglomerado mais aguardado pela população. De acordo com o projeto arquitetônico, desenvolvido pela engenheira municipal Dulcyneia Paiva de Medeiros Lima, somente a extensão do teatro é de 559,00 m².
A velha tulha da CEAGESP é agora um prédio, com dois pavimentos. Na parte superior, a estrutura agrega palco, camarins, assentos confortáveis para a plateia, coxia (lugar onde os artistas aguardam a entrada) e sala exclusiva para operação de som e iluminação.
Já a parte inferior da edificação está sendo preparada para se tornar uma sala de cinema com capacidade de acomodação para 70 pessoas. Em ambas as repartições, há sanitários que respeitam a normas de acessibilidade.
No antigos galpões, reformados, vão ficar a sede do Departamento de Cultura, a Biblioteca Municipal Jaçanã Altair, uma sala de múltiplo uso para ensaios e atividades, assim como outros repartimentos para exposições.
Estrutura dos galpões
Todo o complexo de galpões reúne 4.296 m² de área reformada e adaptada. As intervenções incluíram troca de telhados, restauração de portas e janelas, construção de banheiros, depósitos e setor administrativo.
A ideia da administração é de que o galpão definido como número 1 seja utilizado como sala de múltiplo uso para atividades diárias desenvolvidas pelos Departamentos de Cultura, Educação, Assistência Social, Esportes, entre outros setores da Prefeitura.
Quanto à sede do Departamento de Cultura, o galpão 2 é local que irá abrigar toda a estrutura administrativa, que, atualmente, está na Estação das Artes João Roberto (Beto) Simões.
No galpão 3, já se encontra parte do acervo da unidade 1 da Biblioteca Municipal Jaçanã Altair.
“Por que unidade 1? É porque no começo do ano que vem nós vamos entregar as obras do Centro Cultural Pagu, da rua Benedito Araújo. Lá, na parte central da cidade, vai ser a unidade 2 da biblioteca para empréstimo de livros, leitura de jornais e revistas. Todo o acervo de documentos do Arquivo Municipal [Matilde Rezende Salomão] também ficará no Centro Cultural Pagu”, informou o Diretor de Cultura Hélio Fonseca.
Osmar Garcia
O ex-professor, vereador e diretor de Esportes Osmar Garcia é quem dá nome ao Parque Urbano Municipal Espaço Jovem. O homenageado atuou por maisde dezanos na coordenação do Projeto Alpha, voltado à promoção de ações de valorização e inclusão de crianças e jovens na arte e cultura.
Como diretor de Esportes, foi destaque como chefe do Comitê Organizador dos Jogos Regionais de 1992, realizados em São João da Boa Vista. Osmar Garcia morreu aos 62 anos, em8 de junhode 2012.