Cidades
Águas da Prata e Poços de Caldas assinam protocolo de Cooperação Mútua
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 23 Outubro 2019 15:39
- Escrito por administrador
Águas da Prata (SP) e Poços de Caldas (MG) agora são cidades irmãs, ou Co-Irmãs. O conceito tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível econômico e cultural, através dos quais cidades ou vilas de áreas geográficas ou políticas distintas, estabelecem laços de cooperação.
O convite foi feito à prefeitura de Águas da Prata pelo município mineiro. Além de dividir o marco divisório entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, as duas cidades agora são formalmente irmãs em cooperação.
EI MUNICIPAL
De acordo com Lei Municipal, o Ato de Irmanação,que concede o título de cidade - irmã a Águas da Prata, tem como finalidade a consolidação dos vínculos existentes entre os dois municípios, sobretudo em relação aos interesses comuns à população, uma vez que fazem fronteira e são divididos por apenas uma rua no bairro Vila Brasil de Nossa Senhora Aparecida (Marco Divisório). A matéria estabelece, ainda, a promoção de intercâmbio cultural, social, turístico, econômico e político, através do ato que será assinado pelos Poderes Executivo e Legislativo.
TROCA DE SERVIÇOS
Para o autor do projeto, vereador e presidente da câmara de Poços, Carlos Roberto de Oliveira Costa, o intuito é aproximar politicamente as duas cidades, possibilitando a troca de experiências e projetos para ajudar a população. “Os moradores que vivem na Vila Brasil Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Marco Divisório, sofrem com problemas referentes ao transporte público, segurança e outras questões. Há leis federais que já prevêem essa troca de serviços entre cidades de estados diferentes, através desse tipo de convênio. Então, a intenção é justamente essa, uma interação maior, visto que os dois municípios têm muitas coisas em comum, como a questão das águas e do turismo”.
AUTORIDADES
Além do vice-prefeito, José Ricardo Sassaron, que representou a prefeitura de Águas da Prata, estiveram presentes os vereadores pratenses, José Sebastião Chiodeto da Silva - presidente da câmara de vereadores, Ângelo de Oliveira, Fábio Ferraz, Sr. Luiz do 1,99 e Ricardo Peral. O prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo esteve acompanhado do presidente da câmara de vereadores de Poços, Professor Carlos Roberto de Oliveira Costa.
HONRARIA
“Esse título veio confirmar o que a gente já sente no coração há muito tempo. Somos irmãos dos poços caldenses com muito orgulho. Foi muita honra formalizar essa união de irmandade aquihoje. A população do Marco Divisório, Cascata e Ponto da Cascata vai ser a maior beneficiada e a gente fica muito feliz por isso”, disse o vice-prefeito de Águas da Prata, José Ricardo.