Qua07282021

Last update12:30:14 PM

 

Back Você está aqui: Home Cidades SÃO JOÃO É TEMA DE GAME ECOLÓGICO CRIADO POR ESTUDANTE DA UNIFEOB

Cidades

SÃO JOÃO É TEMA DE GAME ECOLÓGICO CRIADO POR ESTUDANTE DA UNIFEOB


No mês de aniversário de 197 anos de São João da Boa Vista, o estudante de Direito da Unifeob, Antônio Luiz Barros, inovou em seu projeto de extensão: o gamer apresentou um jogo educativo cujo pano de fundo é o centro da cidade. O enredo de “Filtro da Terra” é principalmente relacionado a questões climáticas e ambientais, mas também propõe discussões sobre política e aspectos jurídicos, além de homenagear e divulgar a história do município em diversos pontos, como a Praça Joaquim José, o Theatro Municipal, a Igreja Catedral São João Batista e o Paço Municipal.

“Os jogadores interagem com personagens que seguirão uma história protagonizada por professores e vereadores e encontrarão formas para diminuir o aquecimento global”, explica Antônio, entusiasta de games desde criança e proprietário da loja temática Toca da Coruja, atualmente inativa por conta da pandemia. “Também há informações pertinentes para aprender métodos para combater esse problema que ameaça as gerações futuras e podermos usufruir de um meio ambiente ecologicamente equilibrado”.

A iniciativa foi muito elogiada pelo corpo docente, especialmente pela criatividade. “Ao desenvolver um site interativo com o jogo, o grupo aliou as informações técnico-jurídicas à tecnologia e o resultado foi surpreendente. A inovação demonstra curiosidade, importante fator para crescimento acadêmico e profissional”, pondera a Prof. Juliana Borsari, responsável pela disciplina de Direitos Transindividuais.

A ligação entre questões jurídicas, pautas ambientais e história local em um videogame é justificada pela democratização do acesso a tais discussões. “Existe um vínculo fortíssimo entre Direito e meio ambiente equilibrado, que é um direito de todos, assegurado pela Constituição Federal”, ressalta Antônio. “E isso não se limita a árvores e florestas; está presente também na cultura, pontos históricos, ruas e diretamente na qualidade de vida”.

Ideia e desenvolvimento

Uma das propostas de projetos de extensão de Direito foi elaborar um site de conscientização sobre impactos do aquecimento global e a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), plano de ação global da Organização das Nações Unidas (ONU) para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

“Tivemos a ideia de alcançar esse objetivo de um jeito diferente. Por uma autonomia criativa ofertada pela universidade somada às qualidades estéticas de São João, percebemos a possibilidade de um mapa interativo. A engine do RPG Maker [plataforma usada para desenvolver o game] caiu como uma luva ”, relembra Antônio. “Partimos de uma arte conceitual de uma planta baixa do centro nutrida de texturas em pixel art. Usamos linhas de programação e plugins alternativos para auxiliar o software. O conteúdo foi elaborado a partir de pesquisas científicas nas áreas de Direito Ambiental, Internacional, Administrativo e Previdenciário escoradas em estudos sociológicos e filosóficos, abordando também a historicidade local”.

Para o desenvolvedor, as parcerias foram fundamentais. “Começamos o projeto em 16 de abril. Além de mim, participaram o designer gráfico e programador Dhiego Marquês, o estudante de Engenharia Civil, Madson Milhomem, que fez o desenho da planta baixa, e a tester Isabela Paião. Nossa pretensão é realizar diversos updates e aumentar o mapa para ampliar ainda mais a história e apontar mais pontos da historicidade local, bem como o conteúdo educativo socioambiental”, revela. “Logo vamos iniciar outro arco com novos pontos, dinâmicas, histórias e personagens diferentes”.