Sab07262025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home Cultura Filmes abordam Cinema e o “Fazer Cinematográfico”

Cultura

Filmes abordam Cinema e o “Fazer Cinematográfico”

Foto Hudson Pontes/Agência O Globo

 

Na foto os atores Breno Nina, Othon Bastos e Rita Assemany com o diretor Iberê Carvalho

Dando sequência ao mês de produções regionais e à Oficina de Direção Cinematográfica que ocorreu na Sala Dilo Giannelli, o Pontos MIS traz uma programação recheada de filmes abordando o próprio Cinema e o “Fazer Cinematográfico”. O repertório vai da comédia ao drama, passando também pelo documental. 

As sessões acontecem sempre às terças-feiras, às 19h30, na Sala Dilo Gianelli, no Theatro Municipal, com entrada gratuita.

Nesta terça-feira, dia 24, o filme é  “O Último Cine Drive-in”, uma produção brasileira – drama, fantasia - de 2015, com  Direção de Iberê Carvalho.O jovem operário Marlombrando precisa levar sua mãe, para fazer um exame em Brasília. Sem tera quem recorrer, ele precisará reencontrar seu pai, Almeida (Othon Bastos), ausente há muitos anos. Dono do último Cine Drive-in de Brasília, Almeida insiste em manter vivo um tipo de cinema que já não atrai mais espectadores.

“CINEMA NOVO”

Na última terça-feira de julho, dia 31, a atração será  “Cinema Novo” (Brasil/ 2015 / Documentário), com Direção de Eryk Rocha.Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores (como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues) e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre. O filme é dirigido pelo filho de Glauber Rocha e venceu diversos prêmios, incluindo Melhor Documentário em Cannes.