Sab07262025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home Cultura Jornada do Patrimônio Paulista chega a São João neste final de semana

Cultura

Jornada do Patrimônio Paulista chega a São João neste final de semana

 A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras de 42 municípios, realiza a Jornada do Patrimônio Paulista 2018. A ação visa valorizar a história paulista, aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico, por meio de visitas guiadas a patrimônio edificado, roteiro de passeios, palestras, oficinas e atividades pela cidade.

Sob responsabilidade da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), a Jornada do Patrimônio Paulista teve um projeto piloto em 2017, quando chegou a 15 municípios.A Jornada do Patrimônio Paulista 2018 tem como foco não apenas o patrimônio edificado, material, mas também o dito imaterial, que abrange o conjunto de saberes de um grupo, como as festas, o artesanato e a culinária de cada região.

“Ninguém preserva o que não conhece. A Jornada melhora a relação com o espaço urbano”, afirma o secretário da Cultura do Estado Romildo Campello. Ele enfatiza a Jornada como um evento que fortalece a parceria entre o Estado e os municípios e ressalta o vínculo da preservação com o turismo: “O patrimônio histórico promove a inclusão do ponto de vista sociocultural e socioeconômico; neste aspecto, quando há investimento em cultura, há retorno econômico para a sociedade”.

Europa e São Paulo

A primeira Jornada do Patrimônio aconteceu em 1984, na França, por iniciativa do Ministro da Cultura Jack Lang, no terceirodomingode setembroe se chamava “Jornada Portas Abertas nos Monumentos Históricos”. Em 1985, durante a realização da 2ª Conferência de Ministros Europeus do Conselho da Europa, o Ministro Jack Lang propôs a extensão dessa atividade por outros países europeus e imediatamente teve a adesão da Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Malta, Escócia e Suécia, que realizaram eventos similares em seus territórios.

Em 1991, o Conselho da Europa instituiu o “European Heritage Days”, ou “Dias do Patrimônio Europeu”, e ao longo dos anos foi ganhando a adesão de 50 países. Atualmente, estima-se que mais de 20 milhões de pessoas visitam cerca de 30.000 locais e manifestações consideradas patrimônio por toda a Europa.

Em 2015, a prefeitura da cidade de São Paulo instituiu a Jornada do Patrimônio. A partir de 2017, a Secretaria de Estado da Cultura criou o projeto; inicialmente, 15 municípios participaram. Em 2018, este número chega a 42 municípios, inclusive em São da Boa Vista, pela primeira vez.

VISITAS MONITORADAS

Neste sábado e domingo, 15 e 16, São João da Boa Vista promove a Jornada do Patrimônio Histórico com Visitas Monitoradas das 13 às 18h00, ao Museu de Arte Sacra  e Palácio Episcopal (Praça Roque Fiori); Museu Histórico Pedagógico (Praça Governador Armando Salles de Oliveira); e Theatro Municipal (Praça da Catedral).