Sab07262025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home Cultura FILMES DA MOSTRA DE CINEMA

Cultura

FILMES DA MOSTRA DE CINEMA

 

 Inúmeras críticas e apreciações consideram o filme Ondas do Destino (Breaking the Waves) do diretor Lars Von Trier uma "Masterpiece" por ser uma percuciente análise do amor.

   Conta a história de Bess uma jovem ingênua que se apaixona por Jan, um trabalhador de uma plataforma petrolífera. Quando um acidente deixa Jan paralitico, ele pressiona que Bess  como sua esposa não tenha mais uma vida normal, e a convence aterum amante.

   A jovem à principio reluta, mas ante a insistência do marido vai à prostituição, com todo o miserável cortejo que acompanha essa velha profissão, culminando com sua morte.

   Alternâncias de vida que Bess suporta, vai desde um louco amor, aos confins da separação física pela total imobilidadede Janpreso à cama hospitalar. Todas mazelas humanas envolvem a vida do casal, que vai desde a cessação da sexualidade à vivência em comum.

   À ação do filme se passa nos confins de um pequeno lugarejo frente as escarpas rochosas envoltas por gigantescas ondas do mar do Norte dando tom angustiante à existência de ambos.

   Cruel intolerância religiosa, discriminação social fustigam Bess por ser uma prostituta.

   Excelente atriz Emily Watson faz o papel de Bess dotada de dramática mímica facial descrevendo a dor de um mulher que vê todos seus sonhos de felicidade ruírem por terra. O não menos notável ator escocês Stellian Skaresgard interpreta o papelde Jan.

   Um filme épico no que tange a descrever a dramaticidade da perda de um bem valioso como o do amor entre os seres humanos.

Serviço:

Filme: Ondas do Destino (Breaking te Waves)

Direção e Roteiro: Lars von Trier

Dinamarca - 1996 - cor - 159 min. - Ficção

Este filme ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes

Avaliação: Excelente

           000000000000000000000

O Interprete é filme que assombrou espectadores da Mostra de Cinema por sua inusitada composição cinematográfica. Um elenco notável sustenta o "plot" narrando a história de Ungar um tradutor de 80 anos de idade que viaja para Viena à procura de um ex-oficial nazista que podetersido o responsável pela execução dos seus pais na Eslováquia.

   Encontra Georg um bom-vivant aposentado e partem para a Eslováquia em busca de testemunhas que sobreviveram à tragédia da guerra para terem a certeza que o ex-oficial nazista tenha sido o responsável pela eliminação dos seus progenitores.

   Em cenários de esplendorosa natureza em vários locais da Europa à ação se desenrola com a deslocação dos investigadores. Filmado no outono com a vegetação em tons cobreados acentuam a melancolia na busca da verdade, entretanto em certos momentos despontam cenas de humor atenuando o sofrimento dos personagens.

   Embora seja uma descrição dramática o diretor Martin Sulik, nascido em Silina, cidade atual da Eslováquia em 1962 deixa a esperança de que a crueldade daqueles tempos jamais se repitam. 

Serviço:

O Interprete (The Interpreter)

Dir./Rot.: Martin Sulik

Eslováquia, Rep. Tcheca, Áustria

2018 - cor - 113 min. - Ficção

Avaliação: Muito bom