Cultura
Concerto Didático com a Orquestra de Câmara Vereda Cultural
- Detalhes
- Publicado em Terça, 02 Abril 2019 14:48
- Escrito por administrador
Espetáculo cultural no Theatro Municipal nesta quinta-feira, às 15h00
A Orquestra de Câmara Vereda Cultural, antiga Stravaganzza, tem como missão difundir a música instrumental em cidades do interior através de concertos gratuitos e acessíveis, preservando o legado de grandes compositores. Desde 2015 a Orquestra é mantida pela Associação Vereda Cultural, através de patrocínios, doações e desenvolvimento de projetos por leis de incentivo à cultura.
Com “Concerto Didático”, a Vereda Cultural tem por objetivo atrair crianças e jovens estudantes, para transmitir um pouco mais sobre compositores como Mozart, Vival, e outros, e assim permitir que eles conheçam o mundo da música clássica. No espetáculo do dia 4 de abirl, um ator estará vestido como Vivaldi e vai interagir com a platéia e aproximar o público da orquestra. Uma convidativa imersão no mundo musical que contribui na formação do ouvinte, proporcionando e formando público para a música instrumental.
“Concerto Didático” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – PROAC ICMS, que tem o apoio do Departamento Municipal de Cultura.
DIRETOR ARTISTICO
A direção artítica da Orquestra de Câmara Vereda Cultural é de André Russo, formado no curso técnico de piano erudito aos 16 anos pelo Conservatório Beethoven. Aos 18 anos iniciou seu bacharelado em regência na FAAM, onde teve como professores Abel Rocha, Naomi Munakata, Eduardo Fernandes, entre outros; durante o período na faculdade foi coralista do Colegium Musicum de São Paulo, monitor do curso de rítmica da FAAM, e professor de piano e teoria no Conservatório Beethoven e outras escolas de São Paulo. Participou de diversos festivais de música pelo Brasil e Europa; foi Maestro dos coros universitários da UNIP entre 2008-2010, Maestro dos coros da Catedral Evangélica de São Paulo de 2012-2015, Maestro do Coro de Câmara SoArte de 2013-2015, organizador do Festival de Música Sacra de São Paulo de 2013-2014 e Maestro da Orquestra educacional SoArte (Eliseu Cremm) de 2014-2015.
REPERTÓRIO
Na apresentaçãoi de sta quinta-feira, o repertório inclui “Concerto para Cordas em Dó Menor”, de Vivaldi”; “Divertimento em Ré”, de Mozart; “Mourão”, de César Guerra Peixe; “Up Town Funk”, de Bruno Mars; Believer, de Imagine Dragons; e “A Bela e a Fera”.
MÚSICOS
No palco estarão 16 músicos de São João da Boa Vista, Poços de Caldas, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Tapiratiba, São José do Rio Pardo, Campinas, Engenheiro Coelho e Jaguariúna. No palco, eles são distribuídos em 7 violinos, 3 violas, 2 violoncelos, 1 contrabaixo, 1 teclado e 1 fagote, mais a regência do maestro.
Entrada gratuita.