Cultura
44ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 30 Outubro 2020 14:09
- Escrito por TARCILIO DE SOUZA BARROS
Cabine de Imprensa da Mostra de Cinema trouxe aos jornalistas para avaliação crítica uma surpreendente criação cinematográfica vinda da Rússia. O Cartoon leva o nome de “O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes”.
Animação e Ópera acompanham o reinado do terror de Josef Stalin um dos mais sanguinários ditadores do mundo. O desenho foi inspirado no clássico O Nariz escrito por Nikolai Gogol em 1836. Com trilha sonora de Dimitri Shostakovsky, a narrativa surrealista combina cenários históricos, biografias, personagens de época, compositores, escritores russos e fragmentos dos celebres filmes de Eisenstein como A Greve (1924), Outubro (1927) e O Encouraçado Potemkim (1928) e fragmentos dos mudos de Dziga Vertov. No desenho um personagem perde o nariz (simbolicamente perde sua identidade com os interesses do Partido Socialista, e está sujeito a prisão e desterro); e ao encontrar o nariz, se salva da morte (aqui o simbolismo mostra sujeição às ideias do regime comunista).
No último quarto da animação aparecem os personagens que ornaram a Revolução Russa como Trotsky, Lenin, Stalin, e nos tempos modernos Putin. O compositor Shostakovisky foi nomeado pelo Partido Comunista como o produtor da música que iria servir os interesses políticos do estado totalitário.
Pelo Kremlim foi montada uma plataforma de endeusamento da figura de Josef Stalin como o salvador da pátria, e o populacho aderiu cegamente à propagando oficial que preconizava o socialismo.
Para manter seu poder político intocável o sinistro ditador contava com a famigerada polícia KGB que perseguia, prendia, enviava os dissidentes para Sibéria, e outros sucumbiam a fuzilamentos em massa. Estudos comprovam que durante o regime estalinista foram assassinadas 30 milhões de pessoas.
Montagem impecável, ritmo cênico intenso, com economia de sequências, score musical operístico e perfeita estética dos traços do desenho, faz o filme se impor como obra digna do cinema.
Serviço ao leitor:
Filme: O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes.
Direção: Andry Kharzhanovsky
Rússia - Animação - Cor - 126 min. - 2020
Prêmio Especial do Júri no Festival de Annecy, França.
Premiado no Festival de Cinema de Roterdã, Holanda.
Avaliação: Excelente
oooooooooooooooooo
Um filme que vem da prestigiada cinematografia da Alemanha tem assinatura de Faraz Shariat cineasta iraniana que criou e dirigiu “Sem Ressentimentos” sua última produção. Um filme auto-biográfico bem realizado com a força da juventude. Rodado em Hannover com belíssimas externas e discretos interiores onde vamos ver o surgimento do amor de Parvis, um jovem lindo, cabelo curto, brinco na orelha, maneiras femininas que vai se entregar passivamente as atividades ativas de Amon. Cenas de homossexualismo são filmadas no estilo que Alain Resnais rodou em seu famoso filme Hiroshima, Mon Amour e que ficou como a epiderme no cinema.
Filme bem construído, bonito com atores jovens bem atraentes que interpretam magistralmente seus papéis com destaque para o personagem Parvis que interpreta um homossexual que extrapola amorosidade. Fotografia impecável, trilha sonora original, cortes precisos, ações rápidas fazem desse filme uma surpresa na Mostra.
Serviço:
Filme: Sem Ressentimentos
Tit. Original: Entur Drei
Rot./Dir.: Faraz Shariat
Alemanha - 2020 - Ficção - Cor - 92 min.
Premiado no Festival de San Sebastian
Premio no Festival de Cinema de Berlim
Avaliação: Ótimo
0000000000000000
Com o interior sentimento que caracteriza o oriental, o diretor Tsai Ming Liang, traz o filme “Dias” à Mostra. O personagem Kang mora sozinho numa casa grande, através de uma fachada de vidro olha para as copas das árvores açoitadas pelo vento e chuvas, sente uma dor estranha de origem desconhecida que mal consegue suportar e que se espalha por todo seu corpo. Conta o filme o estado de solidão que como as tempestades da vida açoita também a vida humana.
O filme passa de uma cena para outra mostrando nossa realidade diária. Tomada é longa, não há nas pessoas pressa. Ações lentas, marcação metódica, o personagem não é apressado. Tsai Ming planta a câmera e deixa rolar o real. Não há diálogos, discreto fundo musical.
Para o diretor nascido na Malásia de acordo com sua visão oriental os dias são para ser vividos, e não impregnados de estressantes correrias.
Serviço:
Filme: Dias
Tit. orig.: Rizi
Rot/Dir.: Tsai Ming Liang
Taiwan - 2019 - Ficção - Cor - 127 min.
Premiado no Festival de Berlim
Avaliação: Ótimo
00000000000000000000000000000
Depois de 30 anos de exílio em Paris, Jana volta à Vilnius, Lituânia ela quer ver o lago de Paulius, e seu primeiro amor chamava Walden. O filme é um conto da juventude lituana antes da queda do Comunismo e das primeiras descobertas do mercado negro.
Cenas exteriores filmadas durante estação outonal trazem lindas imagens da natureza na Lituânia. Fotografia e música original sustentam a qualidade do filme. O título do filme faz alusão ao nome do famoso livro de Henry Thoreau intitulado “Walden”, filósofo norte americano.
Serviço:
Filme: Walden
Rot./Dir.: Bojena Horackova
França/Lituânia - 2020 - Ficção - Cor - 85 min.
Premiado no Festival de Locarno e de Cannes
Avaliação: MUITO BOM
000000000000000000000
“Nadando Até o Mar se Tornar Azul”, do diretor Jia Zhang-Ke, reconhecido como um dos mais profícuos diretores de cinema da China, num estilo documentário narra que em 1949 na província de Shanxi , aliás sua terra natal, ocorreu um evento onde se apresentou o escritor e ativista Ma Feng que falou sobre sua carreira literária e a trajetória espiritual da China dos últimos 50 anos. Como se deduz, o assunto diz mais respeito ao povo chinês que o ocidental.
Serviço:
Filme: Nadando Até o Mar se Tornar Azul
Tit. inglês: Swiming Out Till the Sea Turns Blue
Documentário - 105 min.m - Cor
Origem: China
Avaliação: BOM
000000000000000000000000000000000000
Nikolai é um rico fazendeiro que deixa sua propriedade à disposição de seus amigos que passam o tempo regados à fartas refeições regadas à vinho, jogos sociais e longas discussões sobre a morte, o Anticristo, o progresso e a moralidade. O debate se torna mais caloroso e suas opiniões divergem.
Filme foi adaptado do livro Three Conversations do filósofo russo Vladimir Solovyov. Com cenários e vestuários de época ação se passa numa propriedade rural com cenas interiores.
Lenta se arrasta a película parecendo o assunto interessar mais aos personagens que o espectador. Conclui-se não se faz mais cinema como antigamente.
Serviço:
Filme: Malmkrog
França - Ficção - Cor - 3h. e 20 min.
Avaliação: REGULAR
00000000000000000000000000
Num "plot" mórbido vemos a história de Davud um jovem incompreendido em busca de sua família. O rapaz passa por incidentes que resulta na morte de uma mulher. Davud retorna ao lugar que viveu em busca de encontrar o amor que espera.
Tomadas lentas, tediosa narração, filmado em externas o filme não diz pra que veio.
Serviço:
Filme: Entre Mortos
Tit. em inglês: In Between Dying
Origem: Romênia - Ficção - Cor - 130 min.
Avaliação: REGULAR