Dom07272025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home Mundo Putin nega que míssil que derrubou avião na Ucrânia em 2014 tenha sido lançado da Rússia

Mundo

Putin nega que míssil que derrubou avião na Ucrânia em 2014 tenha sido lançado da Rússia

Kremlin

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, negou que o míssil que derrubou na Ucrânia o voo MH17, em 2014, fosse da Rússia. Investigadores holandeses haviam apontado na quinta (24/04) que o projétil era de forças militares controladas por Moscou.

Segundo Putin, existem diferentes versões sobre o que aconteceu, e que a equipe que chegou a esta conclusão não aceitou investigadores da Rússia. Moscou diz que o dono do míssil é a Ucrânia.

Na quarta, o investigador holandês Wilbert Paulissen afirmou que a equipe "chegou à conclusão de que o BUK-TELAR que derrubou o voo MH17 veio da 53ª Brigada de Mísseis Antiaéreos com base em Kursk, na Rússia".Segundo o holandês, na ocasião, o sistema de mísseis foi levado para o território ucraniano minutos antes do ataque e logo depois retornou à área russa. Cerca de 100 pessoas suspeitas de terem ligação com o incidente foram investigadas.

Além disso, os holandeses fizeram os investigadores reconstituição do trajeto percorrido pelo míssil com uso de vídeos e fotografias. Em 2016, eles já haviam apontado para esse desfecho, mas até então não tinham provas suficientes. Agora, o grupo disse que possui "evidências legais e convincentes que vão se sustentar em um tribunal".

O Boeing 777 da Malaysia Airlines fazia o trajeto entre Amsterdã, na Holanda, e Kuala Lampur, na Malásia, quando foi abatido em uma região de conflito na Ucrânia. Todos os tripulantes e passageiros morreram na tragédia.