Mundo
Biblioteca dos EUA expõe acervo sobre Independência do Brasil
- Detalhes
- Publicado em Terça, 28 Agosto 2018 15:47
- Escrito por administrador
Washington, capital dos Estados Unidos, é uma cidade rica de História. Mas não só a norte-americana. A Biblioteca Oliveira Lima, localizada dentro da Universidade Católica da América, é um espaço dedicado à divulgação da cultura e das obras brasileiras. E, até 10 de setembro, exibe vários itens sobre a Independência do Brasil, alguns deles bastantes raros.
A exposição reúne livros, panfletos, gravuras, pinturas, esculturas e até peças de uso pessoal da família imperial. Entre elas, destacam-se o busto em bronze de Dom Pedro I, que posou para o escultor Marc Ferrez em 1826, um prato que foi parte do serviço do Imperador Pedro II, um panfleto impresso em 1824 com proclamação de Dom Pedro I aos súditos do Império do Brasil e um exemplar da obraJournal of a Voyage to Brazil, and Residence There, during Part of the Years 1821, 1822, 1823, publicada em 1824 pela escritora e artista plástica britânica Maria Graham e que pertenceu à própria autora.
"O objetivo da exposição é celebrar a data da Independência na universidade, aproveitando a ocasião para informar a comunidade universitária e da região de Washington sobre a História do Brasil. Ao mesmo tempo, divulgamos a Biblioteca Oliveira Lima como uma coleção única nos Estados Unidos", explica a diretora interina da Biblioteca, Nathalia Henrich.
Além da exposição, a Biblioteca trabalha no processo de reedição e tradução das obras do diplomata, historiador e jornalista brasileiro Manoel de Oliveira Lima, que dá nome à instituição. Entre elas, "Dom João VI no Brasil", a mais importante do autor, que deve ser lançada em 2019.
Em junho,a instituição recebeu a visita do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. Na ocasião, ele destacou que a Lei Rouanet vale para ações no exterior e se comprometeu em colocar em contato a Biblioteca Oliveira Lima com a Fundação Casa de Rui Barbosa, instituição vinculada ao MinC.
Cartas de Gilberto Freire
As mais de 100 cartas trocadas entre Oliveira Lima e o sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, que são parte do acervo da Biblioteca, foram digitalizadas e colocadas à disposição do público. Freyre e Lima se corresponderam entre 1917 e 1928 sobre os mais diversos assuntos.
A Biblioteca
A Biblioteca Oliveira Lima é uma coleção de livros, manuscritos, panfletos, mapas, fotografias e obras de arte que se dedicam à história e cultura de Portugal e do Brasil. A coleção original de 40 mil volumes foi a biblioteca pessoal de Oliveira Lima (1867-1928).
A biblioteca contém, atualmente, 60 mil obras impressas (incluindo livros, folhetins, mapas e panfletos), além de mais de 700 manuscritos. Entre os destaques da coleção estão crônicas portuguesas da época da exploração; a história das ordens religiosas no mundo português, especialmente obras de e sobre jesuítas; a história social, cultural e diplomática do Portugal e do Brasil do século XIX; e as obras completas de uma ampla gama de escritores portugueses e brasileiros.
A instituição também abriga os Papéis da Família Oliveira Lima, que incluem cartas de mais de 1,4 mil correspondentes, incluindo os principais escritores portugueses e brasileiros contemporâneos à Oliveira Lima; 60 volumes de álbuns de recortes contendo os escritos jornalísticos de Oliveira Lima; e uma coleção distinta de obras de arte, mapas e fotografias do século XIX e início do século XX. Embora seu foco seja o mundo português, especialmente o Brasil, a coleção também inclui materiais para o estudo da Ásia, África, Índia e outras partes da América Latina.