Dom07272025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home Mundo Brasileira perde eleição na Flórida por 309 votos e planeja candidatura maior

Mundo

Brasileira perde eleição na Flórida por 309 votos e planeja candidatura maior

Reprodução/Facebook

 

A advogada brasileira Renata Castro Alves, 35, esteve perto de entrar na política dos Estados Unidos nas eleições da última semana: 309 votos a mais e ela teria conseguido uma vaga na Câmara Municipal de Margate, na Flórida, cidade de 58 mil habitantes a 60 quilômetros de Miami.

A disputa ocorreu em conjunto com as eleições legislativas norte-americanas. Foi a segunda tentativa de Renata ao cargo equivalente ao de vereador no Brasil. Na primeira vez, há dois anos, ela também ficou em segundo lugar, com 1.800 votos a menos do que a vencedora, Arlene Schwartz.

Foi um resultado "expressivo e significativo", nas palavras da fluminense de São Gonçalo que se estabeleceu na Flórida há 17 anos. Ela se formou em direito e se especializou no trabalho com imigrantes que chegam aos Estados Unidos

Apesar do desempenho na corrida eleitoral, Renata não considera o segundo lugar motivo de comemoração. "O resultado só bom é quando se ganha. E eu imaginei que fosse ganhar, por uma margem pequena. Mas me colocou no radar e consegui e consegui quebrar a barreira dos 30% dos eleitores", disse em entrevista ao UOL. E essa visibilidade, diz a brasileira, não se limita aos cidadãos de Margate e pode permitir voos maiores daqui a dois anos. "Eu acredito que 2020 será o ano das minorias, que sairão em peso para tirar Donald Trump. Então eu posso me candidatar a deputada estadual do meu distrito, que é o eu gosta gostaria, apesar de a campanha ser mais cara e cansativa. "Vou me candidatar, em Margate ou para o estado (câmara legislativa). Depende de onde eu tiver mais condições", diz a brasileira.

Ela explica que a vaga para a Câmara Legislativa tende a ser mais acessível, já que o eleitorado tende a se identificar com ela, advogada naturalizada americana, democrata, que luta pelo direito dos imigrantes e a presença das minorias na política. "O condado de Broward é muito progressista e democrata, mas tem suas partes conservadoras. Margate é uma delas", diz.