Mundo
ELIZABETH II MORRE AOS 96 ANOS
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 08 Setembro 2022 15:14
- Escrito por administrador
A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira, 8 de setembro, aos 96 anos. A monarca estava sob supervisão médica no castelo de Balmoral após seus médicos relatarem preocupação com seu estado de saúde.
Mais cedo o Palácio de Buckingham havia emitido um comunicado recomendando que ela fosse colocada em observação - “Após uma nova avaliação esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob vigilância médica”.
A situação chamou a atenção para a gravidade do estado de saúde da rainha, uma vez que é um tanto incomum o Palácio de Buckingham divulgar um comunicado como esse — em geral, o Palácio não está disposto a comentar sobre os assuntos médicos relacionados à monarca, que são vistos como privados.
A gravidade do estado da Rainha se confirmou também com a convocação da família real britânica para se deslocar ao encontro da rainha na Escócia. O príncipe William chegou a Aberdeen por volta de meio-dia (horário de Brasília) em um avião particular, acompanhado dos príncipes Andrew e Edward. A princesa real, princesa Anne, única filha mulher da rainha, já estava na Escócia por conta de outros compromissos. O fato de a família ter se reunido em Balmoral foi outro indicativo de que a situação era delicada.
A última aparição pública de Elizabeth 2ª foi na terça-feira (6), quando ela foi fotografada de pé e sorrindo ao empossar a nova primeira-ministra, Liz Truss, no Castelo de Balmoral. O ato também causou estranheza, uma vez que ao longo dos seus 70 anos de reinado, sempre foi costume realizar uma audiência com o novo primeiro-ministro no Palácio de Buckingham, em Londres.
Rainha Elizabeth 2ª é a monarca que mais tempo ficou no trono do Reino Unido, atrás apenas de Luís 14 (1638-1715), da França, que assumiu o posto aos quatro anos.
Nas fotos a Rainha ( foto Frank Augstein / POOL / AFP), e a Rainha em sua última foto oficial ao empossar Liz Truss (Foto: AFP)