Seg07282025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home São João Vacina de febre amarela – todos devem ser vacinados

São João

Vacina de febre amarela – todos devem ser vacinados

Todo o território brasileiro é área de recomendação para vacina contra a febre amarela. A ampliação, anunciada nestaterça-feira (20) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, será feita de forma gradual, iniciando neste ano e sendo concluída até abril de 2019. A medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda população em caso de um aumento na área de circulação do vírus.

A estratégia de vacinação em todo o Brasil será feita de forma gradativa, conforme cronograma do Ministério da Saúde de produção e distribuição da vacina. Os Estados de São Paulo, Riode Janeiroe Bahia são os primeiros a estenderem a vacinação, que começou neste ano, a todos os municípios. Apenas estes três estados continuarão vacinando a população com a dose fracionada, seguindo a Campanha de Fracionamento da Vacina de Febre Amarela deste ano. Serão contempladas 40,9 milhões de pessoas nestes estados.
Assim, em São João da Boa Vista, todos os cidadãos devem se vacinar contra a Febre Amarela até junho. A vacina é gratuita e disponível em todas as Unidades de Saúde.
Em seguida, em julho deste ano, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul adotarão a vacina padrão em todos os municípios para mais 11,3 milhões de pessoas. Em janeiro de 2019, os estados do Nordeste começam a vacinação da dose padrão. Os estados do Piauí, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Sergipe e Rio Grande do Norte totalizarão 25,3 milhões de pessoas. O estado do Maranhão não entra nessa medida porque já é considerado área com recomendação de vacina, ou seja, a vacina da febre amarela faz parte da rotina do estado.
Com isso, até abril de 2019, 1.586 novos municípios estarão incluídos como áreas com recomendação de vacina, atingindo 100% do território nacional. Desde 1997, o Ministério da Saúde vem ampliando as áreas de recomendação de vacinação. Até então, a vacina de febre amarela fazia parte da rotina de 23 estados, sendo nove com áreas parciais de recomendação de vacinação.

CASOS E ÓBITOS

Entre 1º de julho de 2017 e13 de março de 2018, foram confirmados 920 casos de febre amarela no país, sendo que 300 vieram a óbito. Ao todo, foram notificados 3.483 casos suspeitos, sendo que 1.794 foram descartados e 769 permanecem em investigação, neste período. Minas Gerais é o Estado com maior numero de casos confirmados (415) e óbitos (130). Em segundo lugar está o Estado de São Paulo: 1622 casos notificados; 974 descartados;272 em investigação; 376 casos confirmados; 120 óbitos.