Seg07282025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home São João UNIFEOB e Unicamp promovem campanha de doação de medula em São João

São João

UNIFEOB e Unicamp promovem campanha de doação de medula em São João


No dia5 de maio, a UNIFEOB, em parceria com a Unicamp, realiza uma Campanha de Captação de Doadores de Medula Óssea. Os trabalhos ocorrerão das 9 às 13 horas, no Campus Mantiqueira, e a meta das instituições é captar de 300 a 500 doadores.

De acordo com Eliane Terezinha C. Mendes, coordenadora do Curso de Enfermagem da UNIFEOB, todas as pessoas entre 18 e 55 anos de idade, e em bom estado geral de saúde, podem ser doadores de medula. E para se tornar um doador é muito simples. No dia da campanha é retirada pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.

Em seguida, o sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante.

Assim, o tipo de HLA do doador será incluído no cadastro e os dados cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea. Se o doador for compatível com algum deles, outros exames de sangue serão necessários.

Segundo Eliane Terezinha, as campanhas têm como objetivo a manutenção do REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). “É através deste registro que os serviços de saúde buscam doadores compatíveis com pacientes de todo o Brasil”, ressalta.

A PARCERIA

Esta já é a terceira campanha de captação de doadores de medula óssea realizada em parceria entre Unicamp e UNIFEOB. Os profissionais do Hemocentro da Unicamp realizam uma palestra informativa sobre doação de medula e providenciam todo o material a ser usado na coleta da amostra de sangue, assim como os impressos para cadastramento. Já a UNIFEOB oferece o espaço físico, realiza a captação dos doadores e os estudantes de enfermagem fazem toda a coleta e o preenchimento dos cadastros.

SOU COMPATÍVEL! COMO DOAR?

Esta é uma das principais dúvidas de quem quer se tornar um doador de medula.

O que precisar ficar claro é que caso a compatibilidade com algum paciente seja confirmada, o doador não é obrigado a doar e será consultado para confirmar se deseja realizar o procedimento.

Mas, é importante ressaltar a dificuldade de localizar células compatíveis entre doador e receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil.

Portanto, para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

“A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo”, afirma os estudantes de enfermagem da UNIFEOB, os quais convidam os sanjoanenses a ajudarem neste momento.