São João
Programa Mais Orgulho contempla 12 paradas LGBT. São João está entre elas
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 07 Maio 2018 12:29
- Escrito por administrador
Foram 12 os contemplados na segunda edição do Chamamento Público do Programa + ORGULHO 2018, iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE) e parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Os selecionados são associações, coletivos e grupos que organizam manifestações que envolvem atividades culturais e ações de visibilidade para a população LGBT, conhecidas como Paradas do Orgulho, no interior e litoral do estado.
Os 12 vencedores poderão realizar seus eventos ao longo de 2018 com o apoio das prefeituras locais, contando, assim, com um carro de som ou caminhão palco adaptado com aparelhos de sonorização para apresentações artísticas e um DJ ou atração cultural.
Entre as 12 selecionadas está São João da Boa Vista que neste ano vai promover a 10° Edição da Parada do Orgulho LGBT. E pelo segundo ano consecutivo São João da Boa Vista é contemplada pelo Edital Especial de Chamamento ”+ ORGULHO” através de um projeto idealizado pelo Assessor de Políticas para a Diversidade Sexual, Chrysthopher Dekay que inscreveu a ONG Associação & Grupo Quatro Estações. O projeto apresentando por Chrysthopher Dekay concorreu com outros 20 projetos e foi o escolhido. Além do edital a ONG ainda articulou e firmou parceria entre o Departamento Municipal de Cultura e o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo e estará trazendo a amostra fotográfica “Todos Podem Ser Frida.
“Todos nós da diretoria da ONG recebemos a contemplação com alegria e animação, pois nesse ano a instituição faz 10 anos de existência e resistência na cidade e a Parada também”, afirmou Dekay. Sobre a conquista sobre o segundo ano emplacando um projeto dentro da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Dekay informou - “não existe sorte e sim estudo. Eu fiz entre 2016 a 2018 vários cursos e capacitações em São Paulo que me deram conhecimento e o instrumentalização para montar os projetos nos moldes e formatos exigidos que os editais pedem”. Entre os cursos que freqüentou, Dekay destacou: Formalização de Entidades, Formação Especial para Coletivos LGBT (Programa Vai), Introdução à Elaboração de Projetos Sociais e a Capacitação em Elaboração de Projetos para Agentes dos Movimentos HIP HOP, LGBT, Culturas Negras, Tradicionais e Indígenas, e disse que está trabalhando para trazer esses cursos para São João com vagas gratuitas ainda este ano.
A 10° Edição da Parada do Orgulho LGBT já tem data definida - será no dia22 de Julho(domingo) das 13h00 às 22h00, e em 2018 contara com uma abertura solene seguida de um curso para advogados(as) e estudantes de direito, um filme com a temática LGBT, exposição fotográfica e shows com Drags Queens e DJs. Os destaques e o nome dos contratados para o show serão divulgados em breve.