Seg07282025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home São João Programa Mais Orgulho contempla 12 paradas LGBT. São João está entre elas

São João

Programa Mais Orgulho contempla 12 paradas LGBT. São João está entre elas


Foram 12 os contemplados na segunda edição do Chamamento Público do Programa + ORGULHO 2018, iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE) e parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Os selecionados são associações, coletivos e grupos que organizam manifestações que envolvem atividades culturais e ações de visibilidade para a população LGBT, conhecidas como Paradas do Orgulho, no interior e litoral do estado.

Os 12 vencedores poderão realizar seus eventos ao longo de 2018 com o apoio das prefeituras locais, contando, assim, com um carro de som ou caminhão palco adaptado com aparelhos de sonorização para apresentações artísticas e um DJ ou atração cultural.

Entre as 12 selecionadas está São João da Boa Vista que neste ano vai promover a 10° Edição da Parada do Orgulho LGBT. E pelo segundo ano consecutivo São João da Boa Vista é contemplada pelo Edital Especial de Chamamento ”+ ORGULHO” através de um projeto idealizado pelo Assessor de Políticas para a Diversidade Sexual, Chrysthopher Dekay que inscreveu a ONG Associação & Grupo Quatro Estações. O projeto apresentando por Chrysthopher Dekay concorreu com outros 20 projetos e foi o escolhido. Além do edital a ONG ainda articulou e firmou parceria entre o Departamento Municipal de Cultura e o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo e estará trazendo a amostra fotográfica “Todos Podem Ser Frida.
“Todos nós da diretoria da ONG recebemos a contemplação com alegria e animação, pois nesse ano a instituição faz 10 anos de existência e resistência na cidade e a Parada também”, afirmou Dekay. Sobre a conquista sobre o segundo ano emplacando um projeto dentro da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Dekay informou - “não existe sorte e sim estudo. Eu fiz entre 2016 a 2018 vários cursos e capacitações em São Paulo que me deram conhecimento e o instrumentalização para montar os projetos nos moldes e formatos exigidos que os editais pedem”. Entre os cursos  que freqüentou, Dekay destacou: Formalização de Entidades, Formação Especial para Coletivos LGBT (Programa Vai), Introdução à Elaboração de Projetos Sociais e a Capacitação em Elaboração de Projetos para Agentes dos Movimentos HIP HOP, LGBT, Culturas Negras, Tradicionais e Indígenas, e disse que está trabalhando para trazer esses cursos para São João com vagas gratuitas ainda este ano.
A 10° Edição da Parada do Orgulho LGBT já tem data definida - será no dia22 de Julho(domingo) das 13h00 às 22h00, e em 2018 contara com uma abertura solene seguida de um curso para advogados(as) e estudantes de direito, um filme com a temática LGBT, exposição fotográfica e shows com Drags Queens e DJs. Os destaques e o nome dos contratados para o show serão divulgados em breve.