Seg07282025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home São João Praça do Jardim Nova República recebe Orquestra de Viola Caipira

São João

Praça do Jardim Nova República recebe Orquestra de Viola Caipira

Na noite deste sábado (26), às 20h00, na Praça Benedito Galli, no Jardim Nova República, acontece o terceiro evento da Semana Fica-Fica em sua quarta edição. A atração da noite é a Orquestra de Viola Caipira de São João da Boa Vista.

Formada em maio de 2017, com apoio da Prefeitura, Orquestra reúne 40 músicos. A direção musical é do maestro Luís Filipini, músico responsável pela elaboração de arranjos e regência. O show conta com uma seleção de obras tradicionais conhecidas do estilo sertanejo raiz. “Cuitelinho”, “Chalana”, “Rio de Lágrimas” e “Saudade da Minha Terra” são algumas das canções do repertório.

Em atividade há um ano, a Orquestra de Viola Caipira já teve a oportunidade de se apresentar no Theatro Municipal e Igreja Nossa Senhora de Fátima, em São João, além de uma exibição especial realizada em Aguaí.

Grande parte de violeiros da Orquestra frequenta a Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme. As aulas do curso de viola são ministradas gratuitamente aos sábados, a partir das 8h, no Centro Livre de Arte e Cultura, localizado à Praça Cel. Joaquim Cândido, 40 – Centro.

COMPADRE FICA-FICA

A Semana Fica-Fica foi instituída como lei pelo Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho por iniciativa do Vereador Bira (PR), para homenagear Gavino Quessa, o Compadre Fica-Fica. Acostumado a citar o famoso bordão “Zé Capoeira, acertou a rodeira, prega fogo!”, o compadre Fica-Fica, começou a carreira artística em 1947. Mineiro de Andradas, nascido em 1922, o comunicador era filho de imigrantes italianos. Anos mais tarde, passaria a ser um dos radialistas mais populares de São João da Boa Vista e região. 

Numa época em que o rádio fazia parte, com exclusividade, da vida cotidiana e imaginário da população, Fica-Fica apresentou programas de auditório (Difusora ZYJ6) e produziu as atrações de sucesso “Terra Sempre Terra, “Amanhecer no Sertão”, “Viola de Ouro” e “Festa na Fazenda”, na rádio Piratininga AM 970. 

Locutor renomado, Fica-Fica participou de incontáveis exibições teatrais e circenses tanto na zona urbana quanto na zona rural. Uma de suas marcas era apoiar artistas locais.

Devido aos excelentes serviços prestados no rádio em favor da cidade e região, ele recebeu do presidente da Câmara Municipal, Sidney Beraldo, o título de Cidadão Sanjoanense, em 1982. 

Antes conquistar ouvintes na Rádio Piratininga, o comunicador exerceu as funções de chofer de taxi, vendedor de peixe e frutas, além deterse tornado o dono da tradicional loja “Jeca Tatu”, no antigo mercado municipal. 

Fica-Fica morreu em 1994. No entanto, o radialista manteve sua história e jargões vivos por meio de homenagens prestadas. Uma delas é a inclusão de seu nome ao bosque Gavino Quessa, área da Prefeitura de São João, localizada nas proximidades do clube Mantiqueira.