São João
Instituto Tênis, Prefeitura Municipal, UNIFAE e SES firmam parceria para formação de tenistas
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 27 Setembro 2018 18:01
- Escrito por administrador
Nesta sexta-feira, na sede da Diretoria de Ensino, será assinado um termo de compromisso para a realização do Projeto “Joga Tênis São João”, entre o Instituto Tênis, Prefeitura Municipal de São João, UNIFAE e Sociedade Esportiva Sanjoanense.
O projeto será também apresentado para os diretores e diretoras da rede municipal de ensino. Idealizado pelo sanjoanense Albers Bernardes o projeto foi acolhido pelo sistema de massificação do tênis do Instituto Tênis, entidade que tem sua célula de alto rendimento em Barueri.
Albers será o gestor do projeto que vai implantar cursos de tênis em escolas municipais de período integral. Os alunos terão duas aulas semanais totalmente gratuitas, e objetiva envolver mais de 800 crianças na cidade.
Os profissionais que atuarão nas escolas serão os alunos de último semestre do curso de Educação Física da UNIFAE, que serão capacitados pelo projeto dentro da própria universidade a partirde novembrodeste ano. Este trabalho contará como estágio oficial, chancelado pela universidade.
Já a Sociedade Esportiva Sanjoanense será e receptora dos talentos revelados nas escolas, que como militantesterão a continuação de seu desenvolvimento garantida pelo clube, onde os processos de treinamento serão organizados e monitorados pelo Instituto Tênis.
A partir da SES, os jogadores revelados poderão ser encaminhados ao projeto de Formação de Atletas do CBC/Clube Esperia, onde Albers é o coordenador e de lá para o Instituto Tênis para dar segmento internacional às suas carreiras.
Segundo Albers Bernardes, tão importante quanto a formação de jogadores é a função do tênis como ferramenta educacional dentro das escolas - “ O tênis é um dos esportes que melhor se alia ao processo educacional para crianças. Por suas características técnicas, exigências físicas, mentais e até mesmo comportamentais, torna-se uma importante ferramenta fazendo parte do currículo esportivo da maioria das escolas nos Estados Unidos e Europa. Este projeto além da vertente social, pretende promover o renascimento deste esporte em São João da Boa Vista, cidade que já foi considerada um celeiro de jogadores nos anos 70 e 80”.