Dom07272025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home São João Legislativo vai prestar homenagem a Mauro e Belini

São João

Legislativo vai prestar homenagem a Mauro e Belini


A Câmara Municipal de São João da Boa Vista vai entregar, no dia5 de abril, o Título de Cidadão Sanjoanense, “in memoriam”, aos campeões mundiais de futebol Hideraldo Luiz Bellini e Mauro Ramos de Oliveira. A cerimônia será realizada na Sociedade Esportiva Sanjoanense, clube onde os zagueiros atuaram e que ajudou a projetá-los nacionalmente. Mais tarde, ambos chegaram a capitães das vitoriosas seleções nas Copas do Mundo de 1958 e 1962.

A honraria foi outorgada em 1980, com autoria do então vereador Antonio Celestino Neto, quando o Legislativo era presidido por Adolpho Alvarez Neto. A comenda será entregue aos familiares dos atletas.

Bellini nasceu em Itapira (SP) e faleceu em 2014. Mauro nasceu em Poços de Caldas (MG) e faleceu em 2002.

ZAGUEIROS

Os dois zagueiros foram revelados para o futebol profissional pela Esportiva. O primeiro a despontar foi Mauro, que saiu do amadorismo, em Poços de Caldas, para assinar seu primeiro contrato profissional com a SES, em 1947. Pouco mais de um ano depois, o atleta já estava no São Paulo Futebol Clube e passou a figurar nas convocações da Seleção Brasileira, que defendeu até 1965.

Mauro ficou na reserva de Bellini na Copa de 1958, na Suécia, e foi capitão do Brasil, em 1962, na conquista do bicampeonato mundial, no Chile.

Bellini, por sua vez, chegou à Esportiva depois da saída de Mauro, em 1949. Vindo de Itapira, o jovem logo se firmou como capitão da rubro-negra, comandando o time até 1951, quando foi contratado pelo Vasco da Gama. No Rio de Janeiro, virou ídolo e titular da Seleção, que defendeu entre 1957 e 1966. Em 1958, Bellini ergueu a Taça Jules Rimet, imortalizando o gesto em comemoração ao título mundial.

Medalha de Mérito Esportivo

A solenidade marcará também a entrega da Medalha de Mérito Esportivo ao jornalista esportivo Antonio Carlos Nogueira de Oliveira (Leivinha), autor de diversas publicações que preservam e enaltecem a memória do Esporte sanjoanense, entre elas o livro “100 anos de futebol em São João da Boa Vista”. Esta honraria, outorgada em novembro de 2018, é de autoria do vereador José Cláudio Ferreira (Claudinho).

Segundo Leivinha, por meio de Bellini e de Mauro, São João da Boa Vista e a Esportiva, onde começaram suas carreiras, ficaram conhecidas por todo o planeta como única cidade e único clube a revelar dois capitães campeões mundiais. Este feito somente foi igualado pela Alemanha e pelo Bayern de Munique, na Copa de 2014, quando Philipp Lahm ergueu a taça no Maracanã, repetindo o gesto de Franz Beckenbauer em 1974.