Dom07272025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home São João Saúde intensifica vacinação contra a febre amarela em São João

São João

Saúde intensifica vacinação contra a febre amarela em São João

Embora não haja nenhum caso de febre amarela registrado em São João da Boa Vista desde 2018, ocasião em que uma pessoa contraiu a doença, o Departamento Municipal de Saúde faz um alerta para que a população seja imunizada.

Uma única dose garante proteção por toda a vida. A vacina é indicada para pessoas de todas as idades, a partir de 9 meses, exceto grávidas e idosos com restrição médica. Em São João, todas as 13 Unidades de Saúde ficam abertas desegundaasexta-feira, das 7 às 17h00.

A proposta é intensificar a vacinação em razão de 66 casos (12 mortes) de febre amarela registrados no estado, desde janeiro deste ano. Segundo o Setor Municipal de Vigilância Epidemiológica, a cobertura em São João segue muito abaixo da recomendação do Ministério da Saúde.

Até o ano passado, apenas 39.699 pessoas (46,8%) haviam sido vacinadas, mesmo com doses disponíveis na rede. No estado de São Paulo, a febre amarela reemergiu e avançou em sua área de ocorrência a partir de 2016.

Atualmente, todo o território paulista é considerado área de risco motivado pela ocorrência de febre amarela em 14 animais (macacos e saguis) de 6 municípios, incluindo Campinas e São Paulo. 

Neste período de férias, a circulação de pessoas aumenta a chance de proliferação da doença, principalmente em locais voltados às práticas de ecoturismo e turismo rural.

De janeiro até agora, ao todo, foram confirmados 504 casos autóctones de febre amarela em várias regiões paulistas com 176 mortes (35% de letalidade).