Dom07272025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home São João Projeto de alunos do Senac propõe melhorias na coleta seletiva da cidade

São João

Projeto de alunos do Senac propõe melhorias na coleta seletiva da cidade

Objetivo é incentivar a população a fazer o descarte de forma correta

           Visando a preservação do meio ambiente e a riqueza ambiental de São João da Boa Vista, os alunos do cursoTécnico em Administração, do Senac, desenvolveram o projeto Separar para Melhorar. Os jovens acompanharam a logística da cooperativa de coleta seletiva e desenvolveram um planejamento de melhorias dos processos dos resíduos.

“Foi observado que das 45 toneladas de materiais recolhidos pela Coopermax, 10 delas eram rejeitadas devido ao descarte incorreto feito pela população e, com isso, os alunos pensaram em soluções para melhorar o processo”, explica a docente Gilvanete Paneto.

           Desenvolvido por Jussara Alecrim Espadon, Caio Vinicius Passiani, Mylena Carvalho dos Santos, Rafael Carlos Aparecido da Costa, Murilo Galdino de Souza, Milton Faustino Celestino, Thauan Cunha Cornélio e Luana Possidonio Viola, o projeto tem como objetivo incentivar a população a separar e a descartar os resíduos produzidos nas residências de forma correta. “As pessoas acabam misturando lixo orgânico com os recicláveis ou não fazem a higienização correta e, assim, há essa perda de material”, conta Murilo.

           Para que o aproveitamento do material descartado seja melhor aproveitado, a proposta dos alunos é reforçar a conscientização da população eterdias específicos para a coleta dos resíduos. “Nossa ideia é que em cada dia da semana o caminhão da coleta seletiva recolha um tipo especifico de resíduo. Por exemplo, às segundas-feiras, somente plástico”, explica o aluno.

             Gilvanete destaca que os estudantes aplicaram os conhecimentos desenvolvidos durante o curso e demonstraramteradquirido uma visão sistêmica da cadeia de resíduos, que possibilita a aplicabilidade da gestão administrativa, lucrativa e a abertura de postos de trabalho em uma cooperativa de coleta seletiva. “O engajamento foi tanto que eles elaboraram, inclusive, uma sugestão de projeto de lei que poderá servir como base para fomentar a população na questão da separação seletiva, preservação do meio ambiente e valorização do turismo no município e região”, pontua a docente.

           A docente conta, ainda, que projetos como esse, desenvolvidos ao longo do curso pelos alunos do Senac, têm como estratégia proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os temas abordados durante o curso e o mundo corporativo, despertando olhares e trazendo soluções para a população.