Qui06192025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home São João SESSÃO DA CÂMARA – FOCO NA EDUCAÇÃO, NA PERSEGUIÇÃO E NO QUEM FOI?

São João

SESSÃO DA CÂMARA – FOCO NA EDUCAÇÃO, NA PERSEGUIÇÃO E NO QUEM FOI?

Que a Prefeita Teresinha mantém maioria no Legislativo não é nenhuma novidade. São 10 votos cravados em suas proposituras, e raramente alguém divergiu. Não vale os apelos da população como o aumento do IPTU ou a surpresa de pedir consentimento para contratar empréstimo de 35 milhões, valor que representa grande fatia da arrecadação anual da municipalidade. Teresinha reina soberana.

Mas nas últimas semanas um fato tem chamado atenção, o embate da Diretoria de Educação e o vereador Júnior da Van, que defende a bandeira de apontar as reclamações da população em todos seus segmentos, principalmente na saúde e educação.

A Diretora de Educação já pediu abertura de procedimento ao Legislativo em sua Comissão de Ética para avaliar a conduta do vereador Junior da Van em sua fiscalização nas escolas da rede municipal.

Fiscalizar é um dever dos vereadores.

Na sessão de segunda-feira desta semana, a Diretora de Educação acompanhada de alguns diretores de escola estiveram na sessão, e o foco foi uma vez mais pedir que as os vereadores, principalmente a Comissão de Ética avalie a postura do vereador Junior da Van no seu trabalho de fiscalizar. Várias tem sido as alegações, entre elas que o vereador falta com respeito, é mal educado, produz muitos requerimentos pedindo explicações sobre o mesmo assunto e que até divulga nas redes sociais que resolveu problemas, como a falta de água num dos estabelecimentos de ensino.

Para quem assistiu o debate, em reunião suspensa só para ouvir os educadores, ficou claro que a Diretora de Educação tem um foco – penalizar o vereador para não ter que se explicar sobre a falta de materiais nas escolas, demora na entrega dos uniformes, falta de cuidadores para estudantes que necessitem deles em sala de aula .... e a compra de armários com preço acima do praticado no mercado como tem destacado o vereador, etc.

E assim a sessão suspensa foi seguindo, com a fala dos educadores e as do vereador. A todos Junior da Van perguntou se ele foi mal educado, se faltou com o respeito com alguns deles, se não teve permissão para entrar e foi acompanhado por uma professora ou professor. Todos responderam que ele não foi indelicado, grosseiro, que se identificou e foi acompanhado por um professor em suas visitas.

Um dos professores também confirmou ao ser questionado pelo vereador, que no dia da sua visita à escola ele, o professor havia se queixado de sala cheia.

Sobre a falta de água numa das escolas, o vereador Júnior da Van confirmou que a professora havia dito que já havia feito pedido de restauração no fornecimento várias vezes. E que na sua visita à escola, acionado por pais de alunos, o estabelecimento permanecia ainda sem água, que ligou para a Sabesp, falou com um gerente e naquele mesmo dia o problema foi sanado. E a professora também confirmou ter ouvido esta ligação do vereador à Sabesp que foi feita ainda na escola.

Pois bem, problema sanado? Ótimo. Bom para as professoras, para os alunos, para as merendeiras que precisaram carregar baldes de água para fazer a merenda, ou outras para limpar a escola.

Mas o vereador ao divulgar que ajudou a resolver o problema nas suas redes sociais. desagradou a Diretora de Educação.

ÍNDICES DA EDUCAÇÃO

Para terminar, vale destacar que antes da sessão ser suspensa pelo presidente do Legislativo para dar espaço para colocações contra Júnior da Van, o vereador Claudinei Damálio parabenizou a Diretora de Educação e todos que trabalham na nobre arte de educar, os índices divulgados que apontaram que São João se destacou e inclusive melhorou no ranking paulista.

Importante também destacar e registrar que o estudo publicado há poucos dias refere-se aos anos de 2019, 2020 e 2021. Assim com trabalho em 2/3 do período pesquisado referente à administração anterior quando a Diretora de Educação era a Professora Maria Helena. Lembrando ainda que em 2021, já na atual gestão municipal, as aulas estiveram suspensas em grande parte do ano letivo devido a pandemia.

E destacar também, como uma diretora de escola mesmo afirmou na noite de segunda-feira, fruto do trabalho de todos que trabalham na Educação.

E OS ARMÁRIOS?

Ao final a Diretora de Educação pediu aos vereadores que a Comissão de Ética avalie o trabalho de Júnior da Van, mas ao ser questionada sobre a compra dos armários com preço acima do mercado foi direta – não fui eu quem comprei.

Uma afirmativa que precisa ser melhor esclarecida.

(Foto Assessoria da Câmara Municipal SJBV)