Sex10112024

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home São João PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES 2022. SÃO JOÃO É DESTAQUE NA CATEGORIA INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

São João

PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES 2022. SÃO JOÃO É DESTAQUE NA CATEGORIA INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

Na foto, João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, abre premiação ao lado dos apresentadores Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino (foto Renato Pizzutto/Band)

 

O Prêmio Band Cidades Excelentes anunciou nessa quinta-feira (10) os 21 vencedores do estado de São Paulo. O evento, realizado no principal estúdio da sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, foi apresentado pelos jornalistas Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino, com transmissão ao vivo no canal da emissora no YouTube. A exibição na TV aberta está marcada para o dia 20 de novembro, às 23h30, na Band São Paulo.
O encontro contou com a presença de João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, já que a iniciativa da premiação é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. 
“Essa ideia surgiu há 14 anos e acabou se tornando um desafio muito maior do que poderíamos imaginar. Foi preciso compilar todas as informações, parametrizar, compará-las e fazer com que tudo fosse por software, sem que tivesse a mão humana, para que o processo tivesse toda lisura possível. Queremos premiar e promover todos os que estão à frente das prefeituras, que cuidam de nós e que merecem os nossos aplausos e respeito”, ressaltou João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, na abertura do evento.  
Todos os municípios, inscritos automaticamente, foram agrupados em três categorias populacionais. Uma cidade de cada categoria levou o prêmio em um dos seis pilares de avaliação: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Em 2022, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) atuou como parceiro para troca de metodologias, conhecimentos técnicos, acesso de dados e informações de natureza pública referentes aos 644 municípios fiscalizados. “Entramos nessa parceria com o Instituto Aquila com dados objetivos, ou seja, tudo público, simples, mostrando as cidades que mais pontuaram, e a população poderá ter acesso a tudo isso. Iremos nos aprofundar para melhorar cada vez mais e mostrar ao Brasil que é possível fazer o bem, como grande parte dos gestores têm feito no dia a dia anonimamente, mesmo enfrentando todas as dificuldades”, concluiu Dimas Ramalho, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
São João da Boa Vista foi premiada na categoria INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA entre os municípios entre 30 e 100 mil habitantes. Nesta categoria foram premiadas também São Sebastião da Grama (Menor que 30 mil habitantes) e Pindamonhangaba (Acima de 100 mil habitantes). 
Outras categorias do Prêmio foram: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Os mais de 500 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. A premiação contou ainda com auditoria externa feita pela empresa BDO Brazil. 
A etapa nacional acontece no dia 30 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). O evento irá eleger as três melhores cidades do país considerando categorias populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais.