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IPVA começa a ser pago no dia 7 de janeiro de 2021

A tabela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), imposto que começa a ser pago em janeiro de 2021 foi publicada nesta quinta-feira (17) pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, A tabela de valores venais registra queda nominal de 6,77%, em média, nos preços de venda praticados no varejo, segundo levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 26 milhões de veículos. Desses, 17,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 7,6 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Cerca de 618 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).

A Fazenda prevê arrecadar R$ 18,5 bilhões com o IPVA em 2021. Deste total, descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb), o valor restante é repartido 50% para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e os outros 50% para o Estado. Os recursos do imposto são investidos pelo governo estadual em obras de infraestrutura e melhoria na prestação de serviços públicos como os de saúde e educação.

Calendário de pagamento
Os contribuintes podem pagar o IPVA 2021 em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três vezes, de acordo com o final da placa do veículo (iniciando o primeiro pagamento em janeiro e as outras duas parcelas nos meses de fevereiro e março). Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro de maneira integral, sem desconto. Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral sem desconto, o vencimento é no dia 15/4 (independente do final de placa); para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três vezes, os vencimentos são em março, junho e setembro.

Os proprietários deverão observar o calendário de vencimento por final de placa do veículo. Para efetuar o pagamento do IPVA 2021, basta o contribuinte ir a uma agência bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e efetuar o recolhimento nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado, nos guichês de caixa ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Atraso de pagamento
O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito e, como consequência, a multa passará a 40% do valor do imposto, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.

Após o prazo para licenciamento, conforme calendário do Detran, a inadimplência do IPVA impedirá de fazê-lo. Como consequência, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

PROGRAMA MUNICÍPIO VERDEAZUL 2020 CERTIFICA 100 MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO


O Programa Município VerdeAzul (PMVA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) anunciou nesta quinta-feira (17) em evento virtual, 100 certificações para municípios paulistas.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de SP, o PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e até dois suplentes, por meio de ofício encaminhado ao programa. Atualmente, estão inscritas 616 cidades que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos. Com a qualificação, os interlocutores municipais podem 
ter acesso ao sistema por meio de senha e login para conferir as notas e avaliações das suas cidades.


Índice das notas:
Acima de 80 – municípios certificados
De 60 a 79,99 – municípios qualificados II
De 40 a 59,99 – municípios qualificados I

SÃO JOÃO: NOTA BAIXA

Na região de São João da Boa Vista, apenas 4 municípios constam do Ranking dos 100 municípios certificados, com notas acima de 80: Divinolândia (nota 88,09 em 45º lugar); Águas da Prata (nota 86,65 – 54º); São Sebastião da Grama (nota 82,79 – 78º) e Santa Cruz das Palmeiras (80,41 – 99º).

São João da Boa Vista recebeu nota 10,42 e ficou em 340º lugar.


Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra covid-19 no Brasil. São Paulo dá início a produção

(foto JOEL SAGET / AFP)


Os diretores da Anvisa acompanharam, por unanimidade, o voto da relatora do processo que trata do assunto, Dra. Alessandra Bastos Soares, cientista que na semana passada, dia 3 de dezembro, foi a convidada da UNIFAE para falar sobre os estágios das pesquisas científicas sobre as vacinas contra a Covid-19. Ela ressaltou que, “ no momento emergencial em que o país que se encontra, não há outro caminho. É necessário urgência.”

Para Alessandra, o processo de imunização emergencial deve ser conduzido pelo Ministério da Saúde e as empresas responsáveis pelas vacinas devem continuar todo o processo para o registro oficial. Os diretores da Anvisa citaram o Reino Unido como exemplo a ser seguido nesse momento para a vacinação emergencial contra o novo coronavírus e, claro, a pressão da população por um imunizante.

E nesta quinta-feira, 10 de dezembro, o Governador João Dória confirmou, em entrevista coletiva, o início da produção da vacina do Instituto Butantan contra o coronavírus em solo brasileiro. A manipulação e o envase do imunizante também serão feitos em turnos sucessivos, sete dias por semana, para que a produção diária em São Paulo alcance a capacidade máxima de até um milhão de doses por dia.
A fábrica do Butantan ocupa área produtiva de 1.880 metros quadrados e conta atualmente com 245 profissionais. Outros 120 novos funcionários serão contratados para reforçar a produção da vacina contra o coronavírus. O local dispõe de seis máquinas principais para envase do extrato composto da vacina enviado pela biofarmacêutica Sinovac Life Science, além de rotulagem e embalagem do imunizante desenvolvido em parceria internacional firmada pelo Governo de São Paulo e pelo Butantan há seis meses.
Para produzir a vacina na capacidade máxima de um milhão de doses por dia, a fábrica do Instituto Butantan agora terá operação 24 horas, sete dias por semana. Até outubro, a unidade funcionava de segunda a sexta-feira, em dois turnos.
A capacidade de envase diário planejado para a vacina do Butantan contra a COVID-19 é entre 600 mil a um milhão de doses. O primeiro lote terá aproximadamente 300 mil doses. Até janeiro, 40 milhões de doses da vacina deverão ser produzidos no local.
No mesmo complexo são envasados anualmente 80 milhões de doses da vacina contra a gripe, além de 13 tipos diferentes de soros que são usados na rede pública de saúde. A Coronavac tem composição semelhante a outros imunizantes produzidos pelo Butantan, o que facilita e agiliza o processo de envase.


Passo a passo
Com o recebimento de 600 litros de matéria-prima vinda da China na última semana, o primeiro passo do Butantan foi armazená-la em câmara fria e contêiner de aço inox. A partir disso, o contêiner foi encaminhado para a sala de tanques para transferência do composto para a bolsa de agitação e, daí, para o tanque pulmão, onde ocorre o envase.
Nesse processo, os frascos-ampola são lavados e esterilizados por meio de ar seco quente, passam automaticamente para a entrada da máquina envasadora e, por meio de esteiras automáticas, são posicionados nas agulhas que despejam o produto dentro dos frascos via bomba dosadora. Os frascos-ampola já com o produto são entregues pela esteira automática à recravadora, para recebimento do selo de alumínio.
Na terceira etapa, ocorre a inspeção visual manual, rotulagem e checagem dos impressos, além da embalagem dos frascos-ampola.
Com o conteúdo envasado, são feitos testes de qualidade por amostragem, incluindo aspecto, pH, volume extraível, volume médio, teor de alumínio, vedação, osmolalidade, identidade, conteúdo antigênico, toxicidade, esterilidade e endotoxina.

Segurança

Em novembro a revista científica Lancet, uma das mais importantes no mundo, publicou os resultados de segurança da Coronavac nas fases 1 e 2, realizados na China, com 744 voluntários. A publicação mostrou que a vacina é segura e tem capacidade de produzir resposta imune em 97% dos casos no prazo de até 28 dias após a aplicação.

Governo de SP inicia vacinação contra coronavírus em 25 de janeiro

O Governador João Doria lançou nesta segunda-feira (7) o Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus. A campanha vai começar no dia 25 de janeiro, com prioridade para profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas na primeira etapa. São Paulo também vai disponibilizar 4 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan para outros estados.

"A vacina será gratuita para todos no sistema público de saúde do estado de São Paulo", afirmou o Governador. "Não estamos virando as costas para o Plano Nacional de Imunizações, mas precisamos ser mais ágeis e, por isso, estamos nos antecipando. Somos todos a favor da vida e de todas as vacinas", acrescentou Doria.

A previsão é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses. O público-alvo prioritário abrange trabalhadores na linha de frente de combate à COVID-19, indígenas e quilombolas e também a faixa etária com maior índice de letalidade por COVID-19 - 77% das mortes provocadas pelo coronavírus até agora são de pessoas com mais de 60 anos.

O Governo do Estado vai propor aos municípios a adoção de normas especiais para vacinação em farmácias, quartéis da Polícia Militar, escolas, terminais de ônibus e postos volantes em sistema drive-thru. O objetivo é garantir a segurança da população e evitar aglomerações nos locais de imunização.



A CoronaVac é desenvolvida em parceria internacional entre o Instituto Butantan e a biofarmacêutica Sinovac Biotech. O resultado da fase 3 com o índice de eficácia do imunizante deve ser divulgado na próxima semana.

Estudos clínicos já demonstraram que 94,7% dos voluntários não tiveram evento adverso. Dos que apresentaram alguma reação, 99,7% relataram sintomas de baixa gravidade, como dor no local da injeção e dor de cabeça leve. Artigo publicado na revista científica The Lancet apontou que a vacina do Butantan produziu resposta imune em 97% dos participantes dos estudos.


Cronograma de vacinação:

Dose 1:
25/01 Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas
08/02 Pessoas com 75 anos ou mais
15/02 Pessoas com 70 a 74 anos
22/02 Pessoas com 65 a 69 anos
01/03 Pessoas com 60 a 64 anos


Dose 2:
15/02 Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas
01/03 Pessoas com 75 anos ou mais
08/03 Pessoas com 70 a 74 anos
15/03 Pessoas com 65 a 69 anos
22/03 Pessoas com 60 a 64 anos

Feira do Empreendedor apresenta Oficinas Show sobre empreendedorismo e gestão

Evento será de 22 a 26 de novembro

Conhecer de perto os processos e desafios diários dos empreendedores. Esse é foco da atração Oficinas Show "Aprendendo na prática" que acontecerão durante a Feira do Empreendedor (FEDIGITAL2020), realizada pelo Sebrae de forma 100% digital e gratuita entre os dias 22 e 26 de novembro.

As Oficinas Show demonstram na prática conceitos de gestão, processos, inovação e marketing em negócios reais. São quatro cases nas áreas de agronegócio, restaurante, artesanato e barbearia. As oficinas serão transmitidas na Arena do Conhecimento, pela plataforma virtual da Feira do Empreendedor.

A primeira da série na Feira do Empreendedor será na Barbearia Jhonn Barber, do empreendedor João Diniz da Cunha Castro, que vai ao ar na segunda-feira (23). A inovação é uma das principais características do negócio.

Na terça (24) é a vez do produtor Dinei Sérgio de Souza, da Naturele, que cultiva e comercializa cogumelos. Ele vai mostrar todos os procedimentos necessários para a produção e venda de alimentos. Na quarta-feira (25), será a vez da artesã Larissa Luz, da Walla Paper, ensinar como potencializar as vendas por meio da divulgação nas redes sociais.

Por último, na quinta (26), a sócia do restaurante Jeito Mineiro, Maria Lopes Bonamigo mostrará como produzir, montar e servir um prato com segurança aos clientes. Além de boas práticas na manipulação de alimentos, tema principal da oficina, ela falará sobre segurança alimentar em tempos de Covid-19, as medidas tomadas para o estabelecimento permanecer aberto, liderança e pontos a serem observados antes de abrir um novo negócio.

Além das Oficinas Show, a programação da Feira do Empreendedor contará com mais de 70 atrações ao longo dos cinco dias do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site

https://www.feiradoempreendedor2020.com.br

Papai Noel dos Correios - Campanha este ano é digital


Natal se aproxima e, com a chegada dele, também tem início uma das campanhas de solidariedade mais queridas do Brasil: o Papai Noel dos Correios. Em função da pandemia, este ano a estatal promoveu adaptações para assegurar a realização, com segurança, de um dos maiores projetos sociais do país. O lançamento oficial da campanha é nesta quarta-feira, 18 de novembro, de forma virtual, com a presença do Bom Velhinho.

As principais mudanças foram no recebimento das cartinhas - que ocorrerá, prioritariamente, de forma virtual - e na adoção dos pedidos das crianças, que será 100% online e digital, por meio do Blog do Papai Noel dos Correios.

 

COMO ENVIAR UMA CARTINHA

Podem participar da campanha crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. As cartinhas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao Blog da campanha. É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel. As cartas que atenderem aos critérios estabelecidos pela ação serão disponibilizadas para adoção no Blog da campanha. A iniciativa também contempla cartinhas enviadas por alunos da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por crianças acolhidas em creches, abrigos e núcleos socioeducativos.

 

COMO ADOTAR

Para atender aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 e evitar aglomerações, este ano a adoção de cartas será feita somente pela internet. Padrinhos e madrinhas devem acessar o Blog do Papai Noel dos Correios e clicar em "Adotar Agora"; com base na localidade informada, serão disponibilizadas as cartinhas e as sugestões de locais para entrega dos presentes.

Os padrinhos receberão no e-mail cadastrado a confirmação da adoção. Para visualizar as cartinhas adotadas, basta acessar a página de adoção online pelo Blog e clicar na seção “Minhas Cartas”.

 

ENTREGA DOS PRESENTES

A entrega dos presentes será feita presencialmente, sempre com atenção especial aos protocolos de segurança, como o uso de máscaras, e evitando aglomerações. É possível consultar os pontos de entrega - unidades dos Correios - no Blog da campanha.

Todas as informações estão disponíveis no endereço http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios

5 dicas para comprar um carro de um jeito inteligente

Imagem: Pixabay

 

Os carros novos hoje em dia têm melhores recursos de segurança e mais engenhocas de tecnologia do que os modelos de uma década atrás. E vamos trabalhar com a realidade: negociar uma máquina velha com assentos sujos é uma ideia atraente. Mas muitos brasileiros cometem grandes erros ao comprar carros. Isso ocorre porquê cerca de um terço dos compradores arrola uma média de R$ 5.000 reais em dívidas do último carro para o novo financiamento, ou seja: estão pagando por um carro que não dirigem mais.

Certamente, evitar esse tipo de endividamento desnecessário é mais do que urgente e, por essa razão, este post te ajudará a comprar um usado, como um Palio à venda ou qualquer outro carro zero quilômetro sem você se sobrecarregar as dívidas ou pagar mais do que o necessário, trabalhando de modo inteligente a negociação de um carro novo. Confira nossas dicas a seguir!

1. Obtenha uma pré-aprovação de financiamento

Obtenha uma pré-aprovação para um empréstimo antes de colocar os pés no estacionamento de um revendedor. O melhor conselho para quem deseja comprar um carro novo é que seja pré-aprovados para um empréstimo de carro do seu banco, de uma cooperativa de crédito ou um credor online. Obter um empréstimo de um credor fora da concessionária de automóveis leva os compradores a pensar sobre uma questão crucial. "Que carro eu posso comprar?” É você quem deve decidir isso antes que um vendedor faça você se apaixonar pelo modelo premium da categoria que está procurando, com teto solar e bancos de couro. Esteja atento!

E procure a melhor taxa. As taxas de juros estão sendo cobradas das pessoas mais do que deveriam, por essa razão, tenha cautela com os credores: há muitas empresas de empréstimos duvidosos operando online. É sempre uma boa ideia procurar um banco tradicional, cooperativa de crédito ou outro credor cujo nome você reconheça e confie.

2. Mantenha a simplicidade na concessionária

 

Se você estiver comprando um carro em uma concessionária de carros da Fiat ou qualquer outra grande montadora, concentre-se em uma coisa de cada vez. E não diga muito aos vendedores. Lembre-se que negociar um carro é um tipo de jogo. Afinal, quando você está jogando cartas, você não as levanta e diz: "Ei, pessoal, vejam - eu tenho um par de damas", certo? Portanto, na concessionária, o primeiro passo é começar perguntando o preço do veículo que você está comprando.

O vendedor da concessionária geralmente desejará saber se você está planejando trocar outro carro e se também deseja obter um financiamento através da concessionária. Evite responder a essas perguntas! Isso torna o jogo muito complicado e você está jogando contra profissionais.

Se você negociar um preço de compra realmente bom para o carro, eles podem aumentar a taxa de juros para ganhar dinheiro extra com você dessa forma ou baixá-lo na troca. Eles podem fazer malabarismos com todos esses fatores em sua cabeça de uma vez. E você não quer isso. Depois de definir um preço, você pode falar sobre uma troca, se tiver uma.

Porém, saiba o valor do veículo antes de perguntar ao vendedor. Afinal, um pouco de pesquisa online pode dizer o que vale a pena seu comércio em termos aproximados. Não tenha medo de ir embora ou comprar o carro por um bom preço sem a troca, se você sentir que a concessionária está diminuindo o preço do seu carro usado.

3. Não compre nenhum complemento na concessionária

Se você comprou um carro, sabe como isso funciona. Você está na concessionária há horas, está cansado, acertou um preço, pechinchou sobre a troca - então é entregue ao gerente financeiro. É aqui que a concessionária tentará vender a você garantias estendidas, planos de proteção de pneus, planos de proteção de pintura, etc.

As concessionárias ganham muito dinheiro com isso. Isso costuma ser muito caro e a maioria das pessoas não tem ideia de como descobrir um preço justo. Uma boa estratégia, especialmente com um carro novo, é simplesmente dizer não - a tudo.

Especialmente com empréstimos de longo prazo, há mais espaço de manobra para os revendedores tentarem vender os extras. Em relação à garantia de fábrica estendida, você sempre pode comprar mais tarde. Portanto, se você estiver comprando um carro novo, poderá comprá-la daqui a três anos, pouco antes de ele sair da garantia. Nesse ponto, se você quiser a garantia estendida, deve ligar para várias concessionárias e perguntar o melhor preço que cada uma pode oferecer.

Dessa forma, você não vai acumular o custo do empréstimo do carro e pagar juros sobre um serviço que nem usaria por três anos porque ainda está coberto pela garantia do carro novo. Se você ainda deseja ter um seguro, é melhor obtê-lo por meio de sua seguradora regular, não do revendedor.

4. Cuidado com os empréstimos para automóveis de longo prazo

Esteja muito atento aos empréstimos de seis ou sete anos. Um terço dos empréstimos para automóveis novos têm mais de seis anos. E essa é uma tendência realmente perigosa. Em resumo, um empréstimo de sete anos significará pagamentos mensais mais baixos do que um empréstimo de cinco anos. Mas também significa pagar muito mais juros.

Os empréstimos de sete anos costumam ter taxas de juros mais altas do que os de cinco anos. E como a maioria dos empréstimos, os juros são antecipados - você está pagando mais juros em comparação com o principal nos primeiros anos. A maioria das pessoas nem mesmo percebe isso e não sabe que está perdendo dinheiro!

Uma maneira melhor de fazer isso é um empréstimo de cinco anos para um carro novo e com um carro usado você deve realmente financiá-lo por apenas três anos, o que é 36 meses. Um motivo que faz sentido para isso é que se o seu carro usado quebrar e não valer a pena consertar - digamos que a transmissão falhe totalmente - é mais provável que você já tenha pago o empréstimo nessa época.

5. Não compre nada muito caro e considere um carro usado

Se você quer economizar e usar seu dinheiro de forma inteligente, aprenda sempre a economizar dinheiro! A regra de ouro é que todas as despesas com o carro não devem ultrapassar 20% do valor líquido do seu salário. E isso envolve as despesas totais do carro, incluindo seguro, gasolina e consertos. Então, o próprio pagamento do carro deve ficar entre 10 e 15% do que você tem de montante financeiro. E se um carro novo com um empréstimo de cinco anos não se ajustar ao seu orçamento, você pode decidir que não precisa realmente de um carro novo. Então foque num modelo usado!

5 dicas para comprar um carro de um jeito inteligente

Imagem: Pixabay

 

Os carros novos hoje em dia têm melhores recursos de segurança e mais engenhocas de tecnologia do que os modelos de uma década atrás. E vamos trabalhar com a realidade: negociar uma máquina velha com assentos sujos é uma ideia atraente. Mas muitos brasileiros cometem grandes erros ao comprar carros. Isso ocorre porquê cerca de um terço dos compradores arrola uma média de R$ 5.000 reais em dívidas do último carro para o novo financiamento, ou seja: estão pagando por um carro que não dirigem mais.

Certamente, evitar esse tipo de endividamento desnecessário é mais do que urgente e, por essa razão, este post te ajudará a comprar um usado, como um Palio à venda ou qualquer outro carro zero quilômetro sem você se sobrecarregar as dívidas ou pagar mais do que o necessário, trabalhando de modo inteligente a negociação de um carro novo. Confira nossas dicas a seguir!

1. Obtenha uma pré-aprovação de financiamento

Obtenha uma pré-aprovação para um empréstimo antes de colocar os pés no estacionamento de um revendedor. O melhor conselho para quem deseja comprar um carro novo é que seja pré-aprovados para um empréstimo de carro do seu banco, de uma cooperativa de crédito ou um credor online. Obter um empréstimo de um credor fora da concessionária de automóveis leva os compradores a pensar sobre uma questão crucial. "Que carro eu posso comprar?” É você quem deve decidir isso antes que um vendedor faça você se apaixonar pelo modelo premium da categoria que está procurando, com teto solar e bancos de couro. Esteja atento!

E procure a melhor taxa. As taxas de juros estão sendo cobradas das pessoas mais do que deveriam, por essa razão, tenha cautela com os credores: há muitas empresas de empréstimos duvidosos operando online. É sempre uma boa ideia procurar um banco tradicional, cooperativa de crédito ou outro credor cujo nome você reconheça e confie.

2. Mantenha a simplicidade na concessionária

 

Se você estiver comprando um carro em uma concessionária de carros da Fiat ou qualquer outra grande montadora, concentre-se em uma coisa de cada vez. E não diga muito aos vendedores. Lembre-se que negociar um carro é um tipo de jogo. Afinal, quando você está jogando cartas, você não as levanta e diz: "Ei, pessoal, vejam - eu tenho um par de damas", certo? Portanto, na concessionária, o primeiro passo é começar perguntando o preço do veículo que você está comprando.

O vendedor da concessionária geralmente desejará saber se você está planejando trocar outro carro e se também deseja obter um financiamento através da concessionária. Evite responder a essas perguntas! Isso torna o jogo muito complicado e você está jogando contra profissionais.

Se você negociar um preço de compra realmente bom para o carro, eles podem aumentar a taxa de juros para ganhar dinheiro extra com você dessa forma ou baixá-lo na troca. Eles podem fazer malabarismos com todos esses fatores em sua cabeça de uma vez. E você não quer isso. Depois de definir um preço, você pode falar sobre uma troca, se tiver uma.

Porém, saiba o valor do veículo antes de perguntar ao vendedor. Afinal, um pouco de pesquisa online pode dizer o que vale a pena seu comércio em termos aproximados. Não tenha medo de ir embora ou comprar o carro por um bom preço sem a troca, se você sentir que a concessionária está diminuindo o preço do seu carro usado.

3. Não compre nenhum complemento na concessionária

Se você comprou um carro, sabe como isso funciona. Você está na concessionária há horas, está cansado, acertou um preço, pechinchou sobre a troca - então é entregue ao gerente financeiro. É aqui que a concessionária tentará vender a você garantias estendidas, planos de proteção de pneus, planos de proteção de pintura, etc.

As concessionárias ganham muito dinheiro com isso. Isso costuma ser muito caro e a maioria das pessoas não tem ideia de como descobrir um preço justo. Uma boa estratégia, especialmente com um carro novo, é simplesmente dizer não - a tudo.

Especialmente com empréstimos de longo prazo, há mais espaço de manobra para os revendedores tentarem vender os extras. Em relação à garantia de fábrica estendida, você sempre pode comprar mais tarde. Portanto, se você estiver comprando um carro novo, poderá comprá-la daqui a três anos, pouco antes de ele sair da garantia. Nesse ponto, se você quiser a garantia estendida, deve ligar para várias concessionárias e perguntar o melhor preço que cada uma pode oferecer.

Dessa forma, você não vai acumular o custo do empréstimo do carro e pagar juros sobre um serviço que nem usaria por três anos porque ainda está coberto pela garantia do carro novo. Se você ainda deseja ter um seguro, é melhor obtê-lo por meio de sua seguradora regular, não do revendedor.

4. Cuidado com os empréstimos para automóveis de longo prazo

Esteja muito atento aos empréstimos de seis ou sete anos. Um terço dos empréstimos para automóveis novos têm mais de seis anos. E essa é uma tendência realmente perigosa. Em resumo, um empréstimo de sete anos significará pagamentos mensais mais baixos do que um empréstimo de cinco anos. Mas também significa pagar muito mais juros.

Os empréstimos de sete anos costumam ter taxas de juros mais altas do que os de cinco anos. E como a maioria dos empréstimos, os juros são antecipados - você está pagando mais juros em comparação com o principal nos primeiros anos. A maioria das pessoas nem mesmo percebe isso e não sabe que está perdendo dinheiro!

Uma maneira melhor de fazer isso é um empréstimo de cinco anos para um carro novo e com um carro usado você deve realmente financiá-lo por apenas três anos, o que é 36 meses. Um motivo que faz sentido para isso é que se o seu carro usado quebrar e não valer a pena consertar - digamos que a transmissão falhe totalmente - é mais provável que você já tenha pago o empréstimo nessa época.

5. Não compre nada muito caro e considere um carro usado

Se você quer economizar e usar seu dinheiro de forma inteligente, aprenda sempre a economizar dinheiro! A regra de ouro é que todas as despesas com o carro não devem ultrapassar 20% do valor líquido do seu salário. E isso envolve as despesas totais do carro, incluindo seguro, gasolina e consertos. Então, o próprio pagamento do carro deve ficar entre 10 e 15% do que você tem de montante financeiro. E se um carro novo com um empréstimo de cinco anos não se ajustar ao seu orçamento, você pode decidir que não precisa realmente de um carro novo. Então foque num modelo usado!

COVID-19 – INTERNAÇÃO AUMENTA 18% NO ESTADO


O governo de São Paulo anunciou hoje que decidiu adiar a reclassificação que estava programada do Plano SP, o conjunto de medidas restritivas adotadas para controlar a pandemia do novo coronavírus no estado. No anúncio, o governador João Doria (PSDB) citou "preocupação" e "cautela" por um aumento constatado de 18% nas internações por covid-19 na última semana, dado que ainda precisa ser avaliado junto com estatísticas de novos casos e mortes para concluir sobre a gravidade da pandemia no estado.

Doria prometeu uma nova atualização para 30 de novembro, quando mais regiões podem avançar à fase verde do plano, que prevê medidas menos restritivas. Além do aumento nas internações, o governo de São Paulo espera a consolidação nos próximos dias de dados do Ministério da Saúde, que teve uma falha no seu sistema de contabilização na semana passada. Segundo a administração estadual, que acredita existir uma defasagem ainda nos números de casos e mortes, o aumento nas internações pode ter sido maior por ser em comparação com uma semana anterior "boa", com relativamente poucas internações.

"Pelos indicadores disponíveis, a maioria [das regiões de São Paulo] seria promovida para a fase verde. Porém, indicadores de leitos de UTI e internações, sob responsabilidade do governo de São Paulo, cresceram em relação à semana anterior. O momento requer precaução para uma análise mais completa. Cautela e cuidado", completou o governador.